Conduzir Assembleias é um desafio para sua cooperativa?

Workshop realizado pela OCEB ajudará cooperativas na convocação, realização e arquivamento dos atos assembleares.

Não é incomum que cooperativas tenham dificuldades no cumprimento das formalidades legais para convocar e realizar assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, trazendo enormes transtornos como perda de tempo, de recursos, e riscos jurídicos para a cooperativa. Para enfrentar esse problema, a OCEB e o SESCOOP/BA promoverão em 2017 mais uma edição do Workshop Realização e Condução de Assembleias.

De acordo com José Alberto, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA, o objetivo do Workshop é disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a realização de assembleias e adequação de atas e demais formalidades legais: “esse conhecimento pode, por exemplo, diminuir os problemas na hora de fazer os registros de atos assembleares na JUCEB, bem como evitar problemas perante o poder judiciário, instituições financeiras, governamentais e mercados”.

O workshop é voltado para dirigentes, assessores, gestores, prepostos e funcionários de cooperativas baianas, de qualquer ramo de atividade, limitando-se a 3 participantes por cooperativa. Os participantes desenvolverão suas habilidades para auxiliar a cooperativa na adequação dos seus atos às normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.

O evento ocorrerá em diversas regiões da Bahia, a fim de atender as cooperativas de todo estado. Confira abaixo as datas e locais dos workshops:

Data

Município

Quantidade de participantes

31/01/2017

Itabuna

15

02/02/2017

Vitória da Conquista

20

07/02/2017

Salvador

25

09/02/2017

Teixeira de Freitas

15

14/02/2017

Feira de Santana

25

16/02/2017

Luís Eduardo Magalhães

20

 

Programação:

08h às 08h30 – Credenciamento

8h30 às 08h45 – Abertura

08h45 às 10h30 – Palestra: Passo a Passo para Realização e Condução de Assembleias

10h30 às 10h45 – Coffee break

10h45 às 12h – Instrução Normativa – DREI e debate

12h às 13h – Almoço

13h às 14h - Oficina sobre pedido de viabilidade e Documento Básico de Entrada – DBE que compõe o processo da Juceb

14h às 16h - Oficina sobre elaboração de Edital e Atas

16h às 16h15 - Coffee break

16h15 às 17h – Apresentação das Oficinas e Encerramento