Sicredi e Fipe divulgam pesquisa inédita sobre impacto do cooperativismo

O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), anuncia uma pesquisa inédita sobre os “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB)  per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. 

A pesquisa encomendada à Fipe pelo Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, utilizou a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo. Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades de mais de R$ 48 bilhões em um ano. Ainda, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos. 

Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e coordenador do
Conselho Especializado de Crédito (CECO) da OCB

Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e coordenador do Conselho Especializado de Crédito (CECO) da OCB afirma que com base na pesquisa da Fipe, um dos principais fatores que permitem que a cooperativa de crédito alavanque o desenvolvimento econômico local é a possibilidade de oferecer crédito com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade dos seus associados. Conforme dados do Banco Central do Brasil, a taxa de juros cobradas pelas cooperativas de crédito são sensivelmente menores. Por exemplo, em 2019 a diferença de taxa de juros para microempresas foi de 20 pontos percentuais se comparada aos bancos tradicionais.

Mesmo oferecendo crédito a públicos menos assistidos pelo sistema financeiro tradicional, como micro e pequenas empresas, segundo o Banco Central, o índice de ativos problemáticos de uma cooperativa de crédito, que considera, por exemplo, a inadimplência, ainda é menor que o índice dos bancos tradicionais. No Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, o Banco Central apontou uma diferença expressiva nos ativos problemáticos, que chegaram a 5,9% nas cooperativas de crédito do Brasil, enquanto as instituições financeiras tradicionais tiveram 7,4%.
Para Dasenbrock, a participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de crédito é o grande diferencial do modelo de negócio. “O associado é, de fato, o dono do negócio e, por isso, precisa estar presente nas discussões a respeito dos rumos da sua cooperativa. No Sicredi, o relacionamento mais próximo com os associados contribui para sermos muito mais eficientes em reconhecer a capacidade de pagamento no uso do crédito, por exemplo, e com isso consigamos apoiar o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, explica.

 
MULTIPLICADOR DO CRÉDITO COOPERATIVO

A pesquisa da Fipe também calculou o Multiplicador do Crédito Cooperativo, um coeficiente que indica o impacto do crédito concedido pelas cooperativas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – cada R$ 1,00 concedido em crédito gera R$ 2,45 no PIB da economia e a cada R$ 35,8 mil concedidos pelas cooperativas, uma nova vaga de emprego é criada no país. 

De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2018), reunindo mais de 274 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 2,19 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em quase metade (47%) das cidades e representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já são mais de 9,9 milhões de associados a 925 cooperativas de crédito com uma carteira de R$ 123 bilhões em depósitos e R$ 137 bilhões em crédito – aproximadamente R$ 250 bilhões em ativos totais. 

 
SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
 

Começou a 6ª edição da Semana ENEF


Brasília (20/5/19) – O dinheiro é uma ferramenta essencial na hora de realizar sonhos. Muito ou pouco, concretizar alguma coisa vai exigir uma certa quantia de valores e uma boa dose de conhecimento. É por isso que o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), visando promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciou nesta segunda-feira (20) a sexta edição da Semana ENEF.

O evento conta com o apoio do Sistema OCB, do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e programação ocorre até domingo que vem, dia 26/5, e é composta por diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ter educação financeira é, sobretudo, ter consciência de que, para cuidar das finanças, não são necessários grandes conhecimentos matemáticos ou técnicas complicadas. “O que as pessoas precisam saber é que o dinheiro é um bem limitado e, exatamente por isso, entender como gerir os próprios recursos é o primeiro passo para uma vida mais próspera”, avalia a liderança.

Maurício Moura, diretor do Banco Central do Brasil, o evento é essencial para estimular o brasileiro a lidar com dinheiro de forma mais apropriada. “A Semana ENEF consolida-se a cada ano como um grande evento disseminador da Educação Financeira no Brasil, na medida em que instituições públicas e privadas se mobilizam em torno do objetivo comum de promover o letramento financeiro de nossa população”, argumenta.


EXPRESSIVIDADE

Segundo Márcio Freitas, a participação das cooperativas na Semana Enef tem bastante expressividade. De acordo com os números do Banco Central, cerca da metade de todas as ações realizadas ao longo das últimas edições do evento foi realizada por cooperativas de crédito. O mesmo ocorreu com relação ao público alcançado por essas ações.

 
NÚMEROS

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2018, contou com quase sete mil ações – presenciais e online, ocorrendo em mais de 1,1 mil cidades, localizadas em todos os estados.

Quer saber mais? Acesse: http://www.semanaenef.gov.br


Fonte: Site da OCB

Profissionais de secretariado são homenageados em evento realizado pelo Sescoop Bahia

Palestras, atividades físicas, dicas de saúde e de beleza marcaram o Workshop das Secretárias realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia dos profissionais de secretariado que contribuem diariamente para o crescimento das cooperativas na busca do bem comum.
Após credenciamento e café da manhã, os participantes foram recepcionados pela Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa. 
 
Impossibilitado de comparecer ao Workshop por questões de saúde, o presidente do Sescoop Bahia, Cergio Tecchio, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes do evento onde ressaltou a importância da capacitação profissional para a administração correta das cooperativas. “A função da secretária ou secretário é muito importante, pois muitas vezes é este profissional quem agiliza as informações entre a diretoria e o corpo funcional da cooperativa e faz o papel de relações com outras instituições”, completou Tecchio.
 
O novo papel do profissional de secretariado foi discutido durante o curso “Secretária conectada ao futuro”, ministrado por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos e gestão de negócios e autora do livro “Sucesso de A à Z – Vocabulário dos Vencedores”. 
 
Em entrevista, minutos antes de sua apresentação, Carla revelou que qualquer profissional precisa desenvolver o chamado CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. No entanto, os profissionais de secretariado que trabalham nas cooperativas precisam de algo mais. “Eles precisam conhecer a história do cooperativismo, sua doutrina, seus princípios, precisam ter o espírito cooperativista”, ressaltou a palestrante.
 
A qualidade de vida foi tema da palestra “Alertil – Solução Concetrada de Q.V. (Qualidade de Vida)”, apresentada por Carlos Augusto de Carvalho, fisioterapeuta e educador físico, especialista em preparação física de sedentários.
 
Assuntos como motivação, marketing pessoal e trabalho em equipe foram abordados durante a palestra motivacional “A Vida É Um Show!”, ministrada por Diogo Francischini, diretor executivo regional da RE/MAX e autor do livro “Talentos em Vendas: Como Liderar e Gerenciar Campeões”. No final da tarde, os presentes receberam orientações da Natura sobre cuidados com a pele, maquiagem e ganharam brindes.
Os participantes saíram do evento com muita vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “De forma simples, as palestras nos empolgam, fizemos até exercícios! O mais importante é que estes eventos fazem com que a gente saia do escritório, conheça outras pessoas e volte com a cabeça cheia de boas idéias!”, ressaltou Terezinha Santos, da UNIFISIO.
 
Para Fernando Andrade, Diretor administrativo da Digitaxi, que participou pela primeira vez de um evento organizado pelo Sescoop Bahia, os conteúdos abordados estavam em sintonia com sua vivência na cooperativa já que a realidade cooperativista é diferente de uma empresa comum. 
 
Para Eliana de Deus, colaboradora do Sicoob Central Bahia, além de uma oportunidade de comemorar o dia da secretária, o evento foi uma maneira de reunir conhecimentos que podem ser levados para o dia-a-dia do trabalho, aprimorando o atendimento ao público interno e externo e o desempenho das demais atividades inerentes à profissão.