imagem site coop

Workshop descomplica gestão das cooperativas baianas

As cooperativas baianas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) estiveram de 4 a 7 de outubro, em Salvador, participando do Workshop “Descomplique seu Plano de Melhoria”. O objetivo da atividade, promovida pelo Sescoop/BA, foi estimular os participantes para a realização de planos de melhoria, a partir do programa.

Dos grandes benefícios trazidos às cooperativas inseridas na atividade está o aumento da competitividade, como reforça Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “O Workshop do PDGC é extremamente estratégico e muito importante. O PDGC é o instrumento que possui uma metodologia fantástica, reconhecida mundialmente e por muitas empresas. Nossas cooperativas têm implantado o programa, pois é uma ferramenta de gestão e governança que as cooperativas do país estão incorporando. As cooperativas da Bahia precisam seguir participando para se aperfeiçoar e, assim, serem mais competitivas no mercado. É um processo de preparação para que as cooperativas possam trabalhar com mais afinco no seu produto/serviço, de modo que os cooperados sejam contemplados com melhores negócios e melhores resultados. As cooperativas que participam acabam se destacando no mercado baiano”, afirmou o dirigente cooperativista.

 

METODOLOGIA DA FERRAMENTA DE GESTÃO E GOVERNANÇA

O Workshop do PDGC é uma continuidade do trabalho que contou com a constituição de comitês do programa nas cooperativas; reuniões de alinhamento com os consultores da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ; mentorias on-line para o preenchimento do instrumento de autoavaliação, com posterior análise comparativa pelos especialistas; e reunião dos respectivos comitês com dirigentes das próprias cooperativas, Sescoop/BA e equipe de consultoria da FNQ para apresentação dos resultados. Na etapa atual para organizar bem a atividade e possibilitar uma boa execução do workshop as cooperativas foram divididas em dois grupos. Nos dias 4 e 5 de outubro, foram 11 cooperativas do Ramo Crédito as participantes.

A possibilidade de interligação do plano de melhoria com o planejamento estratégico das cooperativas presentes foi apontada por Kelcimara Teixeira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Extremo Sul. Com o processo de mentoria, que foi disponibilizado pelo Sescoop/BA, nós conseguimos criar e padronizar vários procedimentos operacionais que ficaram prontos. Vindo para o workshop, compartilhando e entendendo as práticas de outros colegas das outras cooperativas, nos deu o start para poder estabelecer prazos, acompanhar, mensurar. Surgiu a ideia também de, ao final de cada exercício, a gente mostrar para a cooperativa, como um todo, quais as ações foram desenvolvidas pelo comitê do PDGC e o quanto impactam em nossos resultados. Entendemos que o comitê é um meio para alcançarmos o nosso planejamento estratégico, porque tudo está interligado no nosso mapa estratégico, daí a importância do workshop”, destacou a integrante do comitê do PDGC da cooperativa de crédito baiana.

Para Manoel de Jesus, vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Sertão, o programa é muito mais do que uma ferramenta de gestão, pois possibilita enxergar o entorno das cooperativas participantes e evidenciar as transformações que geram nas áreas em que atuam. “Foi um momento para podermos compilar tudo que foi discutido, sistematizar as ideias, transformando em planos de ações, de forma que possamos evoluir. O Cooperativismo de Crédito possui a necessidade de constante aprimoramento em gestão, principalmente pela importância dentro das comunidades onde está inserido. O PDGC nos impulsiona a pensar não somente nos negócios ou no resultado financeiro, mas no impacto social nas comunidades em que atuamos”, enfatizou.

Já nos dias 6 e 7 de outubro foi a vez de outras 11 cooperativas dos Ramos Agropecuário, Consumo, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e Transporte participarem do Workshop do PDGC. Realizado em ciclos anuais, com etapas iniciais on-line, uma das ideias do programa é promover boas práticas e dar mais segurança, agilidade e eficiência às operações das cooperativas atendidas. É o que observou Tamires Bispo, da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – Coopmac. “É incrível como as mesmas experiências se alteram quando passamos a ver as coisas com outros olhos. O aprendizado com o workshop foi totalmente diferente, principalmente após as percepções e aprofundamentos durante as mentorias. Inicialmente achei que seria um desafio muito complicado a elaboração do projeto, mas com a didática utilizada e com o conhecimento adquirido foi uma atividade produtiva e simples em sua complexidade. Foram gerados bons insights e levantadas questões importantes. Pudemos verificar que: o simples nem sempre é tão fácil de ser executado; que o crescimento e a melhoria são contínuos e que boas práticas de outras cooperativas podem e devem ser adaptadas e utilizadas”, concluiu a analista de Recursos Humanos da cooperativa agropecuária do Sudoeste baiano.

Esta também foi uma constatação percebida por Márcia Tito, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc. “Experienciar o Workshop Descomplique seu Plano de Melhoria nos oportunizou aprimorar as nossas práticas nos agentes de Governança e Gestão. As vivências compartilhadas dos diversos ramos de cooperativas corroboram para uma melhoria contínua em nossa cooperativa”, finalizou a dirigente educacional.

Atualmente, 22 cooperativas do estado dos diferentes ramos são orientadas pelo Sescoop/BA, via PDGC. Com o programa busca-se auxiliar os negócios cooperativos na construção de um modelo estratégico de direção que reforce valores como autogestão, transparência e participação. O PDGC é um dos serviços ofertados e prestados às cooperativas baianas pelo Sistema Oceb. Para saber mais, acesse nossos canais de contato, via site, telefone e redes sociais.

 

CONFIRA MAIS OPINIÕES

“O workshop encerrou as mentorias. Tudo que trabalhamos na etapa anterior agora a gente pôde ver o plano de melhoria como ele se encontra. Identificando quais são as nossas prioridades, podendo verificar o que precisamos fazer, a partir de agora, empodera ainda mais o trabalho do nosso comitê. Foi um excelente encontro, onde pudemos ter uma visão sistêmica, holística ainda mais do PDGC e do que precisa ser feito a partir dos nossos pontos de melhorias e poder sair daqui com o plano ajustado para podermos melhorar nossos passos rumo à excelência”. Lis Gonçalves, analista de Gestão de Pessoas e coordenadora do comitê do PDGC do Sicoob Coopere

“O PDGC foi colocado em prática, desde 2013, nas cooperativas e nesta edição estamos sentindo uma abrangência maior na execução do programa. Tínhamos informações, mas não tão concretas como as que recebemos durante este workshop. Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do programa”. Gerson Souto, diretor de relacionamento do Sicoob Costa do Descobrimento e conselheiro suplente do Conselho Fiscal da Oceb

 

Por Ascom Sistema Oceb

imagem site coop

Coopere com Vida é destaque nas coops baianas, TV, jornais e redes sociais

Mais uma vez, o Sistema Cooperativista Baiano convidou e as cooperativas de todo o estado atenderam ao chamado e se engajaram com a campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise sua família”. Em todas as regiões da Bahia, as cooperativas desenvolveram ações para sensibilizar cooperados, gestores, funcionários e as comunidades em que atuam sobre a importância da causa para a melhoria da qualidade e perspectiva de vida de tantas pessoas. O Setembro Verde, mês dedicado à lembrança da necessidade da doação de órgãos em todo o país, teve como seus pontos altos a VIII Caminhada Cooperativista Baiana, realizada em 24 de setembro, no Dique do Tororó, em Salvador, e a Mobilização Estadual das cooperativas baianas ocorrida em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. Além disso, o Sistema Oceb promoveu ações de divulgação em mídia off-line e on-line para que a mensagem da campanha fosse difundida e chegasse a um maior número de pessoas.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, lembrou que há seis anos o cooperativismo baiano vem atuando para despertar a consciência de todos para sanar um grande gargalo. “A campanha Coopere com a Vida é um trabalho de promoção social que o Sistema Oceb iniciou em 2017, e desde então muitas ações foram realizadas e muito tem melhorado também na estrutura de transplantes na Bahia. Em Salvador vários novos hospitais estão se equipando ou se equiparam para a realização de transplantes. Contudo, o grande problema ainda é a participação do povo baiano na doação de órgãos e as famílias autorizarem o procedimento. Portanto, a campanha se alinha ao aumento da demanda por transplantes e a necessidade de termos mais doadores no estado, proporcionando às pessoas atendidas uma melhor qualidade de vida", concluiu.

 

COOPERATIVAS BAIANAS SENSIBILIZAM PÚBLICO INTERNO E COMUNIDADES

O 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos, foi marcado por diferentes iniciativas promovidas pelas cooperativas baianas para dar visibilidade à nobre ação humanitária, se estendendo por toda semana. Desde estimular os funcionários e demais colaboradores a vestirem a camisa da campanha Coopere com a Vida, as cooperativas ainda realizaram palestras com especialistas, exibição de vídeos, dinâmicas de grupo, lives e café da manhã interativo destacando o tema. Confira abaixo algumas atividades realizadas pelas cooperativas no estado:

Coomap – A Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo promoveu na manhã do dia 27 de setembro palestra voltada para cooperados, funcionários, colaborares e a comunidade de São Sebastião do Passé para prestar informações de interesse público sobre as formas de manifestar a vontade em ser doador de órgãos.

 

Cooperfarms – A Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia, de Luís Eduardo Magalhães, exibiu no dia 27 de setembro vídeos motivadores e apresentou palestras com o objetivo de informar e conscientizar os colaboradores sobre a importância de conversar com suas famílias sobre o tema, a fim de que no momento oportuno os familiares possam dizer “sim” ao ato humanitário. A ideia foi comover e impactar as pessoas, desmistificando alguns tabus sobre o processo, visto que a falta de informação pode afetar negativamente tanto a decisão em vida, quanto a dos familiares no momento de autorizar para que o familiar falecido seja declarado doador.

“No vídeo que assistimos pudemos constatar o elevado quantitativo de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo, que aguardam na fila de espera da doação de órgãos. O vídeo também nos remeteu a pensar o motivo de muitas vezes as famílias não aceitarem doar o órgão do ente querido. Uma das causas foi que a família não sabia da vontade daquela pessoa. Dessa forma fomos conscientizados que é necessário avisar a família e estar em constante lembrança que isso é um ato de amor e que mesmo perdendo a sua vida, ela pode renovar outra. É um ato de amor que salva”, explicou Laianne Araujo, assistente de faturamento da Cooperfarms.

 

CoopGNP – A Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães em mais uma edição do café interativo promoveu palestra com profissional de saúde mental para apresentar ao público interno mais informações sobre a doação de órgãos: funcionamento, público eletivo e desafios como parte da campanha Coopere com a Vida.

 

Cooproeste – A Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia, também de Luís Eduardo Magalhães, se juntou mais um ano à campanha Coopere com a Vida, e realizou no dia 26 de setembro palestra sobre doação de órgãos com equipe multidisciplinar de saúde local. O evento foi voltado a colaboradores e prestadores de serviços terceirizados da cooperativa do Oeste baiano. O objetivo foi levar informação, conhecimento e sobretudo reflexão para todos os presentes. Além da matriz, as unidades de Ouro Verde, Roda Velha e Aracatu receberam as atividades.

“A doação de órgãos é um tema bem relevante porque eu mesmo não sabia muito sobre o assunto e que existia toda uma legislação. Um ponto da apresentação que me chamou a atenção foi que não somente após a morte a pessoa pode doar. Alguns órgãos a gente consegue doar em vida. Achei muito interessante e gostei muito e só tenho a agradecer à cooperativa pela oportunidade”, concluiu Dario Bastos, auxiliar de faturamento da Cooproeste.

 

Coperil – A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê realizou no dia 30 de setembro a ação de conscientização, com foco na divulgação da campanha Coopere com a Vida. Todos os colaboradores vestiram a camisa da causa com o objetivo de chamar atenção para a difícil realidade da fila de espera por órgãos no Brasil. Além disso, durante todo o mês de setembro as edições do “Coperil On”, programa de educação midiática da escola, veiculado nas redes sociais, divulgaram a logomarca da campanha visando sensibilizar a audiência sobre a importante inciativa. A cooperativa educacional situada na Chapada Diamantina já abordou a temática em um “Coperil On” exclusivo sobre o assunto: “Doação de órgãos – Coopere com a Vida” .

 

Ctes A Cooperativa de Trabalho Especializada em Serviço, de Vitória da Conquista, apoia desde o ano de 2019 a campanha Coopere com a Vida, juntamente com a Organização de Procura de Órgãos da Região Sudoeste da Bahia – OPO. A entidade é responsável pela notificação e captação de órgãos dos hospitais de Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, e é composta pela Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, que hoje captam: coração, rins, fígado e córneas na região. Em parceria com a Medicoop, neste ano de 2022, foi realizado uma ação no Hospital de Base de Vitória da Conquista com conscientização da importância da doação de órgãos, de comunicar à família, com os profissionais de saúde, os pacientes e acompanhantes e com a população em geral, com distribuição de panfletos, e vários materiais promocionais da campanha. Também foi realizada uma ação no Instituto Brandão de Reabilitação – IBR que aderiu à campanha e realiza transplantes de rins e futuramente de coração.

 

Sicoob Central Bahia – A cooperativa de crédito de 2º grau, sediada em Salvador, realizou a mobilização da campanha Coopere com a Vida no evento mensal InfoSicoob. A ação foi realizada com apresentação de profissional da saúde, convidada da Central. No dia 27 de setembro todos os colaboradores que estavam presencialmente na Central utilizaram a camisa da campanha. A ação foi realizada virtualmente, via aplicativo Teams, com todos os demais colaboradores. Durante a atividade, os funcionários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências sobre o tema da doação de órgãos.

"O ponto mais marcante da palestra, para mim, foi a explicação da profissional de saúde da Central Estadual de Transplantes sobre quais órgãos podem ser doados e que essas doações podem ajudar muitas pessoas. A palestra foi muito rica e acredito que todos que assistiram saíram sensibilizados quanto à importância da doação de órgãos. A profissional foi solícita em esclarecer as dúvidas e demonstrou excelente domínio sobre o tema, explanando com muita clareza", pontuou Taiane Santana, analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central Bahia, em Salvador.

 

Sicoob Credcoop – A cooperativa de crédito do Sudoeste baiano, sediada em Vitória da Conquista,  promoveu apresentação com integrantes da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT, que trouxeram informações importantes sobre como doar, quais órgãos podem ser doados, quem pode autorizar a doação, porque ser um doador, entre outras questões que envolvem a doação de órgãos em uma ação voltada aos funcionários do Sicoob Credcoop.

 

Sicoob Crediconquista – Também sediada em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, a cooperativa de crédito realizou palestras na Universidade Federal da Bahia – Ufba voltada para sensibilização de alunos do curso de Medicina e no 9º Batalhão de Educação, Instrução e Capacitação – 9º Beic da Polícia Militar da Bahia (PMBA) com a participação de mais de 100 policiais. Ambas ocorreram em parceria com o Hospital Geral de Vitória da Conquista.  A cooperativa realizou, ainda, ação para os funcionários do hospital, pensando na força da linha de frente em tais locais. Foi feita a doação de camisas da campanha e conscientização para a multiplicação da causa para todos.

 

Unifisio – A Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia, sediada em Salvador, promoveu no dia 27 de setembro nas redes sociais a live: “A Vida Precisa Continuar! – Precisamos conversar sobre isso”, contando histórias de pessoas que receberam doações de órgãos.

 

A Cooperativa Educacional de Barreiras – Coopeb, Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Área de Saúde – Lifecoop, Sicoob Coopec, Sicoob Coopere, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Norte Sul e Unimed Santo Antônio de Jesus ao longo da semana do Dia Nacional de Doação de Órgãos estimularam os funcionários e colaboradores a vestirem a camisa da campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família” para celebrar o Setembro Verde junto ao público interno e comunidade atendida.

Acesse a galeria de imagens da Mobilização Estadual das cooperativas baianas na Coopere com a Vida clicando aqui e confira mais conteúdos sobre a campanha nas redes sociais do Sistema Oceb.

 

VIII CAMINHADA COOPERATIVISTA BAIANA

Centenas de pessoas estiveram no sábado, dia 24 de setembro, pela manhã, no Dique do Tororó, em Salvador, na oitava edição da Caminhada Cooperativista Baiana. A ação integrante da campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família” contou com 485 inscritos no evento. Além da comunidade cooperativista estadual, participaram da caminhada representantes de órgãos públicos e outras entidades ligadas à causa, bem como, familiares de funcionários das cooperativas do estado e do Sistema Oceb. A atividade foi gratuita e aberto à toda a população.

Acesse a galeria de imagens da VIII Caminhada Cooperativista Baiana clicando aqui.

 

DIVULGAÇÃO REFORÇADA EM MÍDIA OFF-LINE E ON-LINE

Alinhado ao sétimo princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade e ao objetivo estratégico do Sistema Oceb de fortalecer a imagem do cooperativismo, foram veiculadas peças de divulgação da campanha em diferentes plataformas de mídia off-line e on-line com impacto na Bahia e outros estados.

A Caminhada Cooperativista Baiana e o Dia Nacional da Doação de Órgãos ganharam destaque com anúncios veiculados ao longo do mês nos dois jornais de maior circulação no estado. O vídeo da campanha Coopere com a Vida foi exibido de 25 de setembro a 7 de outubro em intervalos comerciais na emissora de TV líder de audiência local. O vídeo chamando atenção da população sobre a necessidade de manifestar à família sobre a vontade em ser doador de órgãos foi veiculado pelas afiliadas da rede de TV em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

No Facebook e Instagram a estimativa de pessoas alcançadas foi de quase 55 mil usuários, sendo 17,2 mil e 36,9 mil, respectivamente.

O vídeo da Coopere com a Vida no Youtube bateu recorde no canal do Sistema Oceb e chegou à marca de mais de 20 mil visualizações, sendo 12,5 mil somente na Bahia e o restante das visualizações em todos os demais 25 estados do país e no Distrito Federal.  

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações das cooperativas participantes

Encontros reúnem profissionais de cooperativas baianas

O mês de setembro foi movimentado para públicos que contribuem para a governança das cooperativas baianas. Tantos profissionais de secretariado, quanto contadores de cooperativas, aceitaram o convite do Sescoop/BA e compareceram aos eventos direcionados para ficarem atualizados.

O encontro de Secretariado foi realizado dia 30/9, e o de Contadores, no dia 22/9.  O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou sobre a relevância dos profissionais para o bom andamento do negócio cooperativo, afirmando  que “os profissionais de secretariado atuam como elo entre o corpo diretivo e todos os públicos de interesse da cooperativa, inclusive sendo referência no contato, e os contadores ajudam a elevar a competividade e a compliance das cooperativas no estado”.

 

WORKSHOP COMPLETA 12 ANOS

Características essenciais ao profissional de secretariado, como ser dinâmico, multifacetado e versátil, foram destacadas durante as palestras que ocorreram na 12ª edição do Workshop dos Profissionais de Secretariado, realizado no dia 30/9, em formato virtual. O presidente do Sistema Oceb deu as boas-vindas ao público, destacando a relevância do profissional para o desenvolvimento dos negócios realizados pelas cooperativas.

As palestras, uma sobre atendimento eficaz e a outra sobre como manter relações sustentáveis e preservar a saúde mental, proporcionaram aos participantes reflexões quanto à importância do atendimento de excelência para a obtenção de melhores resultados em um mercado, cada vez mais, competitivo e exigente, bem como, a necessidade da construção e manutenção de um ambiente de trabalho colaborativo e saudável nas relações interpessoais, impactando positivamente na qualidade de vida de toda a comunidade cooperativista, sejam dirigentes, gestores, funcionários e cooperados.

Sônia Sabino, supervisora administrativa da Cooproeste, reuniu profissionais de vários setores da cooperativa para acompanharem o Workshop, pois, segundo ela, são temas importantes para os atendimentos, tanto interno, quanto externo, realizados pelos integrantes da cooperativa.  “Trazer esse conteúdo para dentro da cooperativa remete a uma reflexão sobre como estou atendendo, como estou me comportando? Uma atitude simples e cordial pode transformar o dia de uma pessoa”, comentou.

Para Katiane da Silva, secretária executiva do Sicoob Crediconquista, a abordagem sobre saúde mensal foi uma oportunidade para estimular o autoconhecimento. “Mais que uma palestra, um verdadeiro mergulho em nós mesmos, nas nossas emoções, despertando para o quanto a pressão que a sociedade nos impõe pode nos afetar de forma negativa!”.

Considerando que, atualmente, as pessoas consomem a experiência para além do produto e/ou serviço, Alisson Santos Lima, estagiário de atendimento do Sicoob Coopermais, cooperativa de crédito capixaba que tem atuação em Salvador, comentou que busca encantar as pessoas, acolhendo de forma diferenciada por ser o primeiro a fazer contato com quem busca a cooperativa. “Se não der um bom atendimento a pessoa nem entra. Para além de conhecer a agência, quero que o público conheça o sistema cooperativista”, afirmou.

Esse é o trabalho que o Sistema Oceb tem realizado a fim de que mais pessoas conheçam o quanto cooperativismo faz muito, e faz bem, pois é um modelo de negócios formado por pessoas que acreditam e contribuem para um mundo melhor.

 

ENCONTRO DOS CONTADORES

Na quinta-feira (22/9), Dia do Contador, foram os profissionais dessa área que se reuniram na 10ª edição do Encontro dos Contadores Cooperativistas da Bahia. O evento ocorreu on-line e reuniu os responsáveis pela atividade atuantes nas cooperativas locais e de outros estados. Desenvolvido sob o tema "Contabilidade Cooperativista: automação com ênfase em suas peculiaridades”, o encontro abordou a importância da modernização por meio da automação assertiva dos sistemas contábeis, alinhada à Instrução Técnica Geral (ITG) 2004, que regulamenta o trabalho dos contadores nas cooperativas. O objetivo foi aproximar os participantes das novas tecnologias que aperfeiçoam a gestão contábil e consequentemente os processos no dia a dia de trabalho.

Lívia Conceição, gerente de operações do Sescoop/BA, avaliou positivamente o momento. “Fiquei muito feliz em comemorar o Dia do Contador participando, enquanto contadora, e promovendo, enquanto gestora do Sescoop/BA, um encontro de grande importância para a classe contábil. Os palestrantes se dedicaram e contribuíram bastante com informações, demonstrando exemplos como a automação auxilia o profissional contábil, que por sua vez presta informações para a gestão na tomada de decisões”, finalizou a contadora de formação e gestora da entidade do “Sistema S” vinculada ao cooperativismo na Bahia.

Em mensagem passada aos participantes, André Luís dos Santos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA, destacou a importância do profissional da Contabilidade nas sociedades cooperativas e se colocou à disposição para atuação conjunta e apoio aos contadores que atuam no cooperativismo no estado.

Durante a manhã de encontro, Thiago Vinicius da Silva, analista de Contabilidade, e Renan Ferreira Pinto, analista de Sistemas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop realizaram a apresentação tema do evento, fomentando discussões sobre as tecnologias que aprimoram a eficiência e transparência do trabalho desenvolvido pelos contadores nas cooperativas baianas. Os participantes puderam acompanhar, ainda, um case de boas práticas relacionado ao conteúdo abordado. Ana Carolina Souza, contadora da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms foi a responsável por apresentar soluções cotidianas que aumentam a eficiência e competitividade, além de facilitar os processos de gestão na cooperativa agropecuária do Oeste baiano.

Participante frequente dos encontros, a contadora Rute Roberta, destacou a qualidade do evento no décimo ano de realização. “Nesse último encontro tratamos das tecnologias de automação no dia a dia e como a boa utilização dinamiza os processos, facilita o entendimento e fortalece as tomadas de decisões, nas resoluções de problemas e na velocidade das respostas frente às diversas necessidades dos principais usuários: o cooperado, o fisco e o mercado, trazendo mais agilidade e segurança ao contador”, concluiu a profissional que presta serviços contábeis às cooperativas baianas.

 

Por Ascom Sistema Oceb

imagem site coop

Cooperativismo baiano incentiva doação de órgãos no Setembro Verde

O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.

Desenvolvida sob a mensagem-chave “Seja doador de órgãos e avise a sua família”, a campanha Coopere com a Vida convida a todos a conversar com a família sobre o assunto, pois pode mudar tudo no momento de decidir sobre a doação. Desde 2017, as cooperativas baianas se mobilizam em todo o estado no dia 27 de setembro, promovendo ações na própria cooperativa ou na comunidade, com a temática de doação de órgãos. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destaca o momento de ratificação do sétimo princípio do cooperativismo - interesse pela comunidade. “É muito importante que a sociedade baiana se conscientize, cada vez mais, que o ato de doar é extremamente importante. É um ato sublime para que as pessoas possam receber uma doação e ter uma vida mais digna. Nós do Sistema Oceb estamos trabalhando no sentido de conscientizar nossos cooperados, dirigentes, funcionários, toda nossa comunidade sobre a campanha”, reforçou.

 

VIII CAMINHADA COOPERATIVISTA BAIANA   
Última Caminhada Cooperativista Baiana realizada em 2019. 

A Caminhada Cooperativista Baiana ocorre uma vez ao ano e visa gerar maior visibilidade em torno do cooperativismo junto à população baiana. Desde 2017, a caminhada integra a campanha Coopere com a Vida – “Seja doador de órgãos e avise a sua família” com o objetivo de sensibilizar os baianos sobre a importância do assunto e da manifestação da vontade aos respectivos familiares.

Após dois anos sem ocorrer devido à pandemia de Covid-19, a oitava edição da Caminhada Cooperativista Baiana retorna no dia 24 de setembro no seu ponto tradicional, o Dique do Tororó, a partir das 7h30. Além da comunidade cooperativista, o evento é aberto ao público. As inscrições vão até o dia 22 de setembro e podem ser feitas clicando aqui.

 

LONGA FILA DE ESPERA

No Brasil, segundo o último Registro Brasileiro de Transplantes – RBT da Associação Brasileira de Doação de Órgãos – ABTO, até junho de 2022, eram 51.674 pessoas aguardando nas filas de espera para transplante de algum órgão. Na Bahia, o mesmo número corresponde a 2.911 pessoas até agosto deste ano, segundo o último Registro Bahiano de Transplantes - RBATX, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab. Tanto no país, quanto no estado, as maiores demandas por transplante são de pacientes em busca de rim (BR – 29.130, BA – 1.587), córnea (BR – 20.416, BA – 1.088) e fígado (BR – 1.247, BA – 60), respectivamente. De janeiro a junho deste ano foram realizados no Brasil 6.690 transplantes de córneas, 2.381 transplantes de rins e 1.007 transplantes de fígados. Na Bahia até agosto de 2022 foram feitos 321 transplantes de córneas, 176 transplantes de rins e 26 transplantes de fígados.

Outro tipo de procedimento muito demandado quando se trata da doação de órgãos é o transplante de medula óssea. Conforme o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME, existem 600 pacientes (média) em busca por doadores não aparentado, sem vínculo de parentesco. De janeiro a junho do corrente foram 1.802 transplantes do tipo realizados no país (ABTO), e até agosto, 30 procedimentos foram realizados na Bahia (Sesab).

Cabe destacar, conforme os dados divulgados pela Sesab, que na Bahia até agosto de 2022, que dentre os motivos apontados pelos familiares para recusa à doação de múltiplos órgãos daqueles aptos ao procedimento estão: não aceitar aguardar o processo da captação (23%), desejavam o corpo íntegro (17%), e sem consenso entre familiares (16%).      

 

COMO SER UM DOADOR?

De acordo com a Lei n° 11.584/2007, a família é a responsável final pela doação de órgãos e tecidos, não tendo mais valor o registro de doador ou não constante no documento de identidade. Assim, é fundamental que a pessoa manifeste tal vontade aos familiares ainda em vida.

No caso de doadores vivos (um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões) os maiores de 18 anos são capazes juridicamente do doarem a seus familiares. Nos casos de doação para pessoas não pertencentes a uma mesma família é exigida uma autorização judicial prévia.

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil detém o maior sistema público do mundo de transplantes financiado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, com 95% das cirurgias custeadas pela rede pública. Também é um dos líderes globais em transplantes realizados em números absolutos. Contudo, em relação ao número de transplantados por milhões da população, nosso país fica mais distante das primeiras posições. Tal situação reforça a necessidade de que mais pessoas comuniquem às suas famílias sobre o desejo da doação de órgãos. Não há qualquer custo para os envolvidos, seja na captação ou recepção dos órgãos/tecidos transplantados.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Gescoop amplia visão de mercado das cooperativas baianas

O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop tem possibilitado às cooperativas baianas aprimorarem os conhecimentos e habilidades sobre Gestão. Já são mais de 300 pessoas capacitadas, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 50 cooperativas. Atualmente, com um olhar mais voltado às práticas e tendências mercadológicas, o Sescoop/BA vem promovendo a edição do Gescoop Avançado com Foco em Mercado.

A última capacitação, iniciada em dezembro de 2021 foi finalizada na última quinta-feira (07/07) com a realização do sétimo módulo. No conteúdo foram abordados tópicos como estratégias competitivas, gestão de projetos, marketing, indicadores de desempenho, gestão da inovação, monitoramento e avaliação. Ao término, foi proposto um painel de experiências com a elaboração de um projeto prático na área específica para as cooperativas dos participantes.

Participaram do Gescoop Avançado – Foco em Mercado os gestores e funcionários das cooperativas registradas no Sistema Oceb, que concluíram as edições anteriores do Gescoop Básico. O curso foi dividido em duas turmas: uma exclusiva para o Ramo Crédito, e outra turma destinada aos demais ramos.

Participante da turma voltada para os demais ramos, exceto crédito, Helia Machado, da Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi Árido - Cooper Grãos, pontuou as contribuições do Gescoop para o aperfeiçoamento do próprio trabalho. “O curso disponibiliza ferramentas indispensáveis à sustentabilidade e perenidade da cooperativa, com informações preciosas que geram valor e estimulam novas possibilidades de melhorar estrategicamente nosso desempenho. Essas ferramentas proporcionam melhorias nos processos internos da cooperativa, e abrem um leque de oportunidades antes não percebidas”. 

Já para o gerente do Sicoob Sertão, Roniele da Silva, o curso ofertado pelo Sescoop/BA apresentou avanços importantes. “Todos os módulos que cursamos possuíam bastante afinidade com nosso dia a dia profissional e as discussões em grupo proporcionavam grandes trocas de aprendizagem, além de podermos conhecer a realidade de outras cooperativas, o que também agregou muitos insights e ideias inovadoras que podemos utilizar em nossas funções. Imagino que todos os gerentes e dirigentes de cooperativa devam cursar este novo formato do programa que só teve avanços”.

A iniciativa de realização do curso atendeu à necessidade de oferta de capacitação mais aprofundada sobre gestão de cooperativas aos participantes do Gescoop Básico. Inclusive contemplou um assunto muito demandado nas edições anteriores do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop e dos Encontros dos Ramos: a Gestão com foco em mercado.

“O Gescoop nos trouxe uma amplitude do conhecimento. Trouxe ferramentas que facilitam o dia a dia do gestor, da liderança. Foi um curso muito importante, trazendo noções bem atuais relacionadas à gestão de riscos, à inovação, além do último módulo de projetos. Portanto, faz muito sentido ao nosso cotidiano. Foram lições que vou levar para a vida e que terei condições de aplicar no meu trabalho”, concluiu a diretora administrativa do Sicoob Norte Sul, Magna Matos.

A partir dos ensinamentos e lições aprendidas vislumbramos que as cooperativas estejam mais preparadas para atuar no mercado de forma competitiva, melhorando resultados por meio do planejamento, execução e monitoramento de ferramentas comuns do ambiente corporativo. Também é esperado um melhor desempenho na execução dos índices, metas e monitoramento dos resultados financeiros pelas cooperativas participantes.

O Gescoop possui algumas disciplinas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, servindo de base também para que as cooperativas avancem na gestão e melhorem o índice de desempenho, aumentando assim os resultados e negócios, e fomentando a cultura cooperativista.

Para mais informações sobre esta e outras capacitações realizadas pelo Sescoop/BA acesse a área de serviços do nosso site e acompanhe nossas redes sociais.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Debate sobre governança aproxima cooperativas baianas

Ampliar a percepção dos gestores das cooperativas baianas sobre a importância de aprimorar a gestão e a governança é um dos papéis do Sescoop/BA, que tem atuado para o fortalecimento dos ramos do cooperativismo, promovendo diversas ações voltadas para planejamento, pensamento estratégico e aperfeiçoamento da governança.

Osvaldo Ribeiro durante a palestra

Seguindo com as iniciativas para o desenvolvimento do Ramo Transporte, a ação mais recente, promovida pelo Sescoop/BA, foi o encontro sobre governança e gestão para a Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, localizada em São Sebastião do Passé - Região Metropolitana de Salvador. Durante o evento, que ocorreu no dia 22 de junho, dirigentes, cooperados e gestores da cooperativa acompanharam a palestra sobre “Prática da governança, ações, reações e suas consequências”, proferida por Osvaldo Ribeiro, com experiência na área de cursos de formação de dirigentes.

Os participantes aprofundaram conhecimentos sobre os pilares da governança corporativa, que sempre fizeram parte das práticas cooperativas: gestão democrática, transparência nas decisões, sustentabilidade financeira, entre outros. Além disso, tiveram acesso às informações sobre as atribuições dos conselhos que compõem a cooperativa, tais como os de administração, fiscal, gestão e auditoria.

Destacando a experiência de governança nas cooperativas de crédito, o palestrante e membro do Conselho de Administração do Sicoob Cred Executivo, Osvaldo Ribeiro comentou: “O tema da governança corporativa é pacificado nas cooperativas do Ramo Crédito e é um sucesso total porque, mais do que nunca, a profissionalização da gestão em uma cooperativa tem demonstrado que contribui muito para o crescimento desse ramo”.

E para trocar mais informações sobre como acontece a governança em uma cooperativa de crédito, e aproximar as experiências desses ramos, a presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicoob Coopere, Maria Vandalva de Oliveira, marcou presença no evento. Ela apresentou a experiência da cooperativa, que há 10 anos adotou um modelo dual de governança.

Foi uma roda de conversa com troca de saberes e fazeres sobre governança. A experiência do Sicoob Coopere tem sido de constante aprendizado e com os desafios e superações pode lançar luzes para outras cooperativas que buscam aprimorar sua governança. Aprimorar suas práticas de governança não é mais questão de escolha para as cooperativas; é o caminho que levará as cooperativas à perenidade e sustentabilidade”, disse Vandalva.

Sobre a iniciativa da Coomap de conhecer mais sobre o modelo de governança dual e como pode servir de exemplo para os demais ramos do cooperativismo, o palestrante Osvaldo pontuou: “A saída de uma cooperativa do seu modelo monístico (em que há um conselho de administração) para o dual, com a implantação da governança na cooperativa, é uma demonstração clara do amadurecimento dos seus gestores. Quando a Coomap toma a iniciativa de conhecer esse modelo de gestão, eu acho que ela está buscando e, com certeza, terá o aprimoramento e o crescimento da sua cooperativa no seu segmento, e isso servirá de exemplo para os demais ramos do cooperativismo”.

Participantes do evento

Avaliando o evento e representando a opinião da diretoria da Coomap, Charles Guimarães, diretor executivo da cooperativa, comentou sobre os aprendizados. “As apresentações contribuíram para as explicações de direitos e deveres sobre as responsabilidades de cada membro eleito ou nomeado para a execução da gestão de governança da nossa cooperativa. O conhecimento exposto sobre as boas práticas de gestão promove a transparência da administração, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade financeira da Coomap”.

O mercado de atuação das cooperativas de transporte é pujante e precisa, cada vez mais, da profissionalização da gestão e da governança, por isso, o Sescoop/BA segue promovendo capacitações para o crescimento desse e dos demais ramos.

 

Por Ascom Sistema Oceb.

imagem site coop

Bahia recebe missão da OCB para conhecer PPPs em Salvador

Segundo o último Anuário da OCB divulgado em 2021, as cooperativas do Ramo Saúde reúnem aproximadamente 300 mil cooperados no Brasil. Na Bahia, são 79 cooperativas de saúde registradas junto ao Sistema Oceb, abrangendo 14 mil cooperados. O cooperativismo de saúde faz parte do dia a dia dos brasileiros e está presente em 85% dos municípios do país, proporcionando serviço acessível e qualidade de vida para a população.

Encontro na Sesab_ Ascom-Sesab
Encontro na Sesab - Ascom/ Sesab

Para incrementar os conhecimentos sobre parcerias público-privadas (PPPs) entre as lideranças de cooperativas de saúde do país, a Bahia recebeu, quarta-feira (8/6) e quinta-feira (9/6), uma comitiva coordenada pela OCB, entidade nacional de representação do cooperativismo. Hugo Andrade, coordenador do Ramo Saúde na OCB disse: “Nosso objetivo foi conhecer in loco as experiências de parcerias público-privadas em saúde. É o fim de um projeto grande em que tivemos ciclo de palestras com as cooperativas brasileiras, mapeamos cidades prioritárias para se desenvolver PPPs em saúde, elaboramos um guia e agora promovemos as visitas. Então, a gente fecha um combo de projetos de PPPs em saúde e vamos repassar para nossas unidades estaduais e nossas federações para as cooperativas poderem trabalhar o tema no território em que atuam”.

As atividades foram iniciadas com reunião na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab, onde os visitantes puderam conhecer os gestores públicos que fazem a gestão dos três contratos de PPP de saúde da Bahia, com apresentação dos projetos e compartilhamento dos desafios e lições aprendidas. "Um contrato de parceria público-privada traz para o serviço público a eficiência e rapidez na solução de problemas, além da inovação. O parceiro privado acaba buscando a melhor solução existente no mercado para prestação de determinado serviço. A cooperativa entraria com a expertise na prestação do serviço de saúde”, explicou a diretora de PPP da Sesab, Priscilla Bellazzi, ao receber a comitiva na sede do órgão.

Reunião com presidente da Oceb

No estado, o grupo foi recebido pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que em conversa com os participantes contextualizou a atuação do Sistema Oceb e trouxe um panorama sobre as atividades das cooperativas do Ramo Saúde na Bahia. Tecchio destacou a importância da ação promovida pelo Sistema OCB para estreitar o relacionamento das cooperativas com os gestores públicos locais: “A visita nos abriu o contato com a Secretaria da Saúde e com as entidades que aqui na Bahia, tanto municipais, quanto estaduais, já estão celebrando parcerias público-privadas, mas ainda não com cooperativas. O que desejamos é ter o espaço das cooperativas para poder participar destas parcerias. Então, a Oceb está engajada em convencer os gestores para que abram este espaço para que as cooperativas do Ramo Saúde participem.”

No primeiro dia, os participantes puderam entender a PPP de diagnóstico por imagem estabelecida no Hospital Geral do Estado - HGE. Já a apresentação sobre os modelos de PPP aplicados no Hospital do Subúrbio e no Instituto Couto Maia encerraram as atividades do grupo no estado, depois de conhecerem outras parcerias do tipo desenvolvidas em Minas Gerais.  

Diretor Operacional da Unimed Manaus, Wendel Lira destacou os conhecimentos e lições adquiridos ao longo da semana. “Pude perceber que esse tema das PPPs se encaixa perfeitamente no Cooperativismo, onde podemos estabelecer o modelo de prestação dos serviços médico-hospitalares mantendo a força de trabalho do cooperado, como também buscar investidores que estejam dispostos a entrar em uma parceria com recursos, e as cooperativas com a expertise do negócio em saúde. Os projetos visitados demonstram que apesar do risco que os investidores assumem, os resultados obtidos são suficientes para garantir o sucesso do projeto de uma PPP.”

Aos cooperados, dirigentes e gestores do Ramo Saúde interessados pelo tema, a OCB elaborou, em parceria com a consultoria Radar PPP, um guia intitulado “Guia de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Saúde: A hora e a vez de quem é do Ramo”. O material traz um compilado de informações básicas para que as cooperativas de saúde participem de licitações e se tornem permissionárias de média complexidade no setor. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda das cooperativas do ramo, que queriam entender melhor como potencializar a sua atuação na atual conjuntura.

 

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO BRASIL

As parcerias público-privadas no Brasil são reguladas pela Lei n.º 11.079/04. Por meio do instrumento contratual, o ente público estabelece com uma parte privada em tempo determinado, e a longo prazo, um contrato para o desenvolvimento e/ou gestão de bem ou serviço público, com o agente privado arcando com os riscos e se responsabilizando pela gestão durante toda vigência do acordo. A remuneração da organização parceira ocorre conforme o desempenho e/ou a demanda, ou uso do bem ou serviço.

No Brasil, a modalidade de contratação entre o setor público e a iniciativa privada via PPPs foi impulsionada por grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, com significativos investimentos em infraestrutura desportiva e mobilidade urbana. Na Bahia, exemplos mais conhecidos de PPPs são a Arena Fonte Nova e as Linhas 1 e 2 do metrô de Salvador.

Participantes no Hospital do Subúrbio
Participantes no Hospital do Subúrbio

Já na área de saúde, o Hospital do Subúrbio se destaca como a primeira concessão do tipo celebrada no país. Em setembro de 2016, já em vigência de operação da PPP, o hospital alcançou o nível máximo de certificação da qualidade dos serviços de saúde com o certificado de Acreditação Hospitalar (nível 3), concedido pela Organização Nacional de Acreditação - ONA. A unidade cobre a zona oeste da capital baiana (subúrbio ferroviário) com uma população estimada em um milhão de habitantes e foi retaguarda de enfrentamento à COVID-19 nos momentos mais críticos da pandemia.

“Vimos uma parceria que agrada a ambos os lados, e mais importante, um modelo de gestão que alcança mais de 98% de satisfação dos beneficiários dos serviços exclusivamente pelo SUS naquela região metropolitana da capital. Um modelo que tem tudo para ser executado por nossas cooperativas estruturadas na gestão e rede assistencial. A Bahia tem um belo modelo de PPP que pode contribuir muito para expandir para todo Brasil, e agora com a possibilidade do Modelo Cooperativo incluído no projeto, um meio de gerarmos renda e mercado para nossos cooperados que é a nossa finalidade”, elogiou Silvio Porto, membro do Conselho Diretor da Oceb representante do Ramo Saúde, ao comentar sobre a inciativa envolvendo o Hospital do Subúrbio.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas de transporte paraibanas participam de missão técnica na Bahia

Intercooperação é um dos nossos princípios e não é por acaso, pois cooperativismo é trabalhar em conjunto. E para atuar juntas e dar força ao movimento, é importante que as cooperativas conheçam as boas práticas uma das outras. Foi o que fez dirigentes de cooperativas de transporte paraibanas em uma missão técnica aqui no nosso estado, nos dias 26 e 27 de maio. O objetivo da ação foi conhecer boas práticas de gestão e governança de cooperativas baianas que atuam no ramo.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o superintendente, Pedro D’Albuquerque, e o assessor do Sescoop/PB, Robson Nunes, integraram a comitiva paraibana, formada por diretores das cooperativas de transporte Extremo, Coopemfrete, Cooptas, Transtaxi, CTC, Transunião e Coop-PB.

O grupo conheceu o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, sediada na cidade de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador. “Tivemos a oportunidade de conhecer a Coomap, que é uma cooperativa muito estruturada e o presidente do conselho de administração, Jair Romualdo, que tem uma liderança forte no cenário nacional, trabalhando junto aos representantes dos outros estados e à OCB por uma política de estímulo ao cooperativismo de transporte”, contou André Pacelli.

Para Jair, esse momento foi significativo, pois o movimento foi de ser visitado e não de visitar. “A Coomap já usufruiu desses intercâmbios pelo Brasil afora e a gente aprendeu muito com as cooperativas que nós visitamos. E, dessa vez, tivemos a experiência de passar o que nós fazemos para outras cooperativas”. Para o dirigente, foi uma chance de exercitar o quinto princípio do cooperativismo – Educação, Formação e Capacitação. “Não adianta aprender as coisas e ficar para você, então, a gente se sente bem passando o que a gente sabe. Aproveitamos para agradecer ao Sistema Oceb por ter dado essa oportunidade da Coomap de recebê-los e agradecer também às cooperativas da Paraíba por ter nos visitado”, concluiu.

A programação oportunizou, também, uma conversa do grupo com o presidente da Cooperativa de Rádio Táxi Industrial de Camaçari (Cooper Elite), Cid Ferreira, sobre os desafios e perspectivas da cooperativa em meio a pandemia e sobre os contratos firmados com as empresas. Além disso, foi realizada uma visita à sede do Sistema Oceb, a casa do cooperativismo baiano, localizada na capital do estado. A comitiva foi recepcionada por Alberto Batista, superintendente do Sistema Oceb, e pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.

Tecchio destacou a importância do momento. “Recebemos representantes da nossa coirmã da Paraíba e foi muito importante a visita deles para conhecer a nossa organização, compartilhar informações, ideias, o que é muito salutar, e, principalmente, alinhar as nossas ações, aqui no Nordeste, no sentido de fazer o cooperativismo baiano crescer juntamente com toda a região”.

Alexsandro Santana, presidente da Cooperativa Extremo Viagens e Turismo, comentou sobre a sua expectativa, pós missão: “Agradeço, em nome da cooperativa Extremo, ao Sistema Oceb pela oportunidade que nos foi dada de realizar essa visita técnica às cooperativas de transporte da Bahia, e que as propostas que conhecemos e aprendemos sejam instrumento de interação e melhoria significativa para a nossa prática”.

Para o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, as visitas, a receptividade e a troca de conhecimentos proporcionados pela missão técnica renovaram o entusiasmo dos dirigentes paraibanos. “Foi uma iniciativa importante e exitosa. Nossos dirigentes tiveram a oportunidade de aprender com o espírito de liderança, as experiências de gestão dos dirigentes  cooperativistas da Bahia e, certamente, retornam mais motivados à Paraíba”, comentou.

Ações como essa demonstram a força do cooperativismo brasileiro e destacam a atuação assertiva do cooperativismo baiano no cenário nacional, além de fortalecer o princípio da intercooperação.

 

Por Ascom Sistema Oceb (Com informações do Sistema OCB/PB)

 

imagem site coop

Cursistas do MBA em Gestão de Cooperativas participam de missão técnica no Paraná

Discentes do MBA em Gestão de Cooperativas, que tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista, participaram de 12 a 14 de maio da missão técnica do curso, no Paraná. Essa ação fez parte da disciplina “Vivências em Cooperativismo” e permitiu aos alunos, em sua maioria gestores de cooperativas baianas, o contato direto com práticas, ações e experiências do cooperativismo, favorecendo troca de experiências e aprendizados.

A especialização, que já está na segunda edição e abarca vários alunos de cooperativas baianas, é uma realização do Sescoop/BA, com o apoio da Oceb. As aulas dos 18 meses do curso foram ministradas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, referência em ensino e pesquisa voltados para o cooperativismo.

Durante a missão técnica, o grupo, formado por 30 pessoas, conheceu o Sistema Ocepar e as cooperativas: TiCoop, Sicoob Sul, Unimed Curitiba, Frisia e Castrolanda. De acordo com a coordenadora da pós-graduação, Paola Londero, “é importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer experiências de sucesso sobre temas como governança, liderança, digitalização, gestão de risco e compliance, sucessão e Intercooperação. A partir dessas práticas e programas que passam a ser conhecidos pelos alunos, acreditamos que algumas práticas possam ser implementadas em suas cooperativas, favorecendo o desenvolvimento das cooperativas”.

Um dos cursistas, Carlos Alves, conselheiro de administração da Unimed Costa do Descobrimento, concorda com a opinião da coordenadora. “O intercâmbio me proporcionou experiência ímpar com colegas de outras cooperativas, bem como acompanhar in loco o funcionamento de coirmãs de outro estado. Acredito que consiga trazer essa experiência para minha cooperativa.”

Considerando que o MBA precisou passar para o formato virtual, por conta da pandemia, a possibilidade de realização do intercâmbio no presencial foi uma grande chance de interação entre os membros da turma e de aproximação com cooperativas de diversos ramos, como destacou Adriana Ferreira, supervisora do Sicoob Central BA, que, pela primeira vez, conheceu cooperativas de outro estado. “A gente volta cheia de ideias porque vimos coisas novas. É o mesmo sistema, no caso do Sicoob, mas acaba conhecendo outras formas de gestão, traz um outro olhar. Em relação a todas as cooperativas, foi possível saber como eles vivenciaram a pandemia, como trabalharam, as práticas de desenvolvimento de pessoas e como estão se posicionando no mercado”, comentou Adriana.

Para Monique Brito, advogada da Oceb e uma das cursistas, a última matéria do MBA foi de grande relevância para o desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional. “Essa matéria nos permitiu experimentar o cooperativismo em sua essência, com grandes dificuldades, porém, superando-as, uma vez que é nos momentos de adversidade que o cooperativismo se fortalece. Essa matéria nos propiciou uma visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas. Além disso, nos estimulou a identificar a adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo, sob os preceitos éticos, baseados nos princípios do cooperativismo. Acredito que, através do meu trabalho, posso contribuir com a disseminação desse modelo societário, diante do grande aprendizado que me foi proporcionado ao longo dos dias”.

Depois dos dias de vivência, o balanço da ação foi positivo. “Vejo essa missão como uma intercooperação de conhecimentos, tanto com as cooperativas visitadas, quanto entre os próprios alunos que tiveram a oportunidade de dialogar sobre as práticas que já são realizadas nas suas cooperativas. Essa missão deixou um gostinho de quero mais em todos, esperamos ter outras oportunidades como essa”, concluiu Paola.

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Nos dias 5 e 7 de abril desse ano, ocorreu a primeira etapa de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, contando com a participação de uma parte dos estudantes da pós-graduação. Em julho, ocorrerá a segunda etapa de apresentação dos TCCs, e será mais um momento de compartilhar os resultados das pesquisas que foram realizadas com foco no desenvolvimento do cooperativismo.

O Sistema Oceb parabeniza todos os cursistas pelo empenho e dedicação.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Encontro dá as boas-vindas aos novos conselheiros do Sistema Oceb

Retomando as atividades presenciais, a capital baiana sediou no dia 16 de maio o Encontro de Conselheiros do Sistema Oceb, um momento pensado para promover a integração entre os Conselheiros que passam a fazer parte dos conselhos da Oceb (Diretor, Ética e Fiscal) e do Sescoop/BA (Administrativo e Fiscal). Além de todo o corpo gerencial e diretivo do Sescoop/BA e da Oceb, também participaram do evento alguns funcionários dessas duas organizações, além da gerente geral do Sescoop nacional, Karla Oliveira.

O presidente Cergio Tecchio, reeleito para continuar à frente do Sistema Oceb, para o quadriênio 2022-2026, abriu o evento agradecendo e reconhecendo o esforço empreendido pelos conselheiros da gestão 2018-2022, destacando que “mesmo em meio à pandemia os membros cumpriram as suas missões, agindo com compromisso, e o reflexo desse trabalho foi o desenvolvimento do cooperativismo no nosso estado”.

E para os conselheiros que estão assumindo agora, com gestão até 2026, Tecchio deu as boas-vindas e reforçou que é um grupo diversificado, pois conta com cooperativistas de diferentes regiões do estado da Bahia, com múltiplos perfis profissionais, que atuam na gestão de cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Saúde, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e Consumo, e o principal: “todos demonstram estar alinhados com o Sistema Oceb e as cooperativas com o propósito de ampliar os negócios para que continuem gerando impactos positivos para a sociedade”, disse.

Durante o evento, os novos membros, que estarão à frente da gestão dos próximos quatro anos, foram apresentados às suas atribuições, responsabilidades e aos desafios que vêm pela frente, considerando o desenvolvimento do modelo de negócio cooperativista na Bahia.

Também, como parte da programação, foram realizadas apresentações que abordaram sobre a atuação institucional do Sistema Cooperativista, tanto no âmbito nacional, quanto estadual. O Sistema OCB foi representado pela gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, que abordou sobre o panorama das ações coordenadas pela unidade nacional para auxiliar as estaduais na atuação junto às cooperativas. Ela aproveitou para destacar a relevância de eventos com esse perfil de alinhamento para fazer a “estratégia rodar”.

David Schmidt, conselheiro diretor da Oceb, avaliou o encontro positivamente, pois teve acesso a conteúdos que o situaram em relação ao planejamento do Sistema Oceb. ”A gente vai se preparar, tanto para participar na execução dos trabalhos durante o ano, quanto do alinhamento do final do ano para fazer proposições sólidas para o exercício 2023. Foi um evento importante para começar com pé direito”, comentou Schmidt.

Para Denise Cardoso, conselheira administrativa do Sescoop/BA, o evento teve uma grande relevância para conhecer mais sobre o Sistema Oceb: “tive dimensão do que se trata todo o Sistema e como a gente pode integrar as ações que a nossa cooperativa já faz com as ações da Oceb”.

A missão dos conselhos de atuar na tomada de decisões, nas orientações e aconselhamentos, sempre baseados nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa com o propósito de fortalecer o cooperativismo baiano também estiveram em pauta. Para Dora Parente, conselheira diretora da Oceb, o evento foi uma oportunidade para alinhar informações e de “ter conhecimento do meu papel e de como eu posso contribuir melhor, através da minha cooperativa e do conselho”.

Os conselheiros conheceram o panorama de projetos e ações em andamento para o alcance dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA e da Oceb, mostrando como a atuação das organizações contribuem para percorrermos o mapa do desenvolvimento das cooperativas no nosso estado.

Paulo Sérgio Alves, conselheiro de ética da Oceb, comentou da sua experiência em participar de outros conselhos, como os dos ramos saúde e crédito, ressaltando a importância desse encontro de conselheiros para ter uma percepção da amplitude da atuação da Oceb. “Estou tendo muitos ensinamentos sobre o cooperativismo de maneira geral, não só da área de saúde, e vou empregar esses conhecimentos junto aos cooperados da área de saúde. Espero contribuir nesses quatro anos com a Oceb”, concluiu.

Para Arnóbio Rios, conselheiro administrativo do Sescoop/BA, o evento supriu as suas expectativas e foi uma oportunidade de networking ao conhecer os integrantes dos conselhos. “Toda essa equipe de novos conselheiros, tanto da Oceb, quanto do Sescoop/BA, demonstra maturidade e profissionalismo. Temos um sonho de ver o crescimento do cooperativismo e chegar a 1 milhão de associados. Essa expectativa se amplia porque nós vemos que realmente todos estão comprometidos. Saímos daqui com muito mais alegria e convicção de que a Bahia, o nosso estado, está no caminho certo”, disse.

 

COMPOSIÇÃO

Clique aqui e confira a nova composição da gestão executiva e dos novos Conselhos da Oceb. Já a do Sescoop/BA pode ser vista aqui. O resumo das principais ações da gestão que se encerrou você confere AQUI.

O Sistema Oceb e as cooperativas contam com esses novos conselhos para seguirem atuando em prol do desenvolvimento do cooperativismo no nosso estado.

Quer conhecer mais sobre todo o trabalho do Sistema Oceb? Acesse a página NOSSOS SERVIÇOS e vem com a gente!

 

Por Ascom Sistema Oceb

imagem site coop

Assembleia Geral da Oceb reelege Cergio Tecchio para presidência da instituição

Na última segunda-feira (25/4), em Assembleia Geral Semipresencial, as cooperativas baianas confirmaram o atual presidente para mais um mandado à frente do Sistema Oceb, que compreende o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, para o período de 2022 a 2026.

O evento foi marcado pelo sentimento de reencontro, destacado pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio: “É uma felicidade muito grande para nós reencontrarmos tantos amigos do cooperativismo reunidos, depois de tanto tempo se encontrando apenas virtualmente. Apesar da pandemia, nós continuamos juntos, fazendo nosso negócio crescer. É muito gratificante ver esses resultados”, afirmou.

Após a eleição, a nova composição da gestão executiva e dos novos Conselhos da Oceb ficaram da seguinte forma:

Presidência

  • Cergio Tecchio

Superintendência

  • José Alberto Batista

CONSELHO DIRETOR

  • David Marcelino Almeida Schmidt- Ramo Consumo - Coopeb
  • Dora Parente Costa - Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços - Cooliba
  • Jair Romualdo de Oliveira - Ramo Transporte - Coomap
  • Jaymilton Gusmão Cunha Filho - Ramo Agropecuário - Coopmac
  • Maria Vandalva de Oliveira - Ramo Crédito – Sicoob Coopere
  • Sílvio Porto de Oliveira - Ramo Saúde – Unimed Itabuna
  • Vandevaldo Teixeira Rios - Central de Crédito - Sicoob Central BA

CONSELHO FISCAL

Titulares:

  • João Batista de Cerqueira - Unicred do Nordeste
  • Ricardo Vilas Boas - Sicredi Região Sul da Bahia
  • Marcos Cezar Leal Souza - Coopag

Suplentes:

  • Gerson Carlos Ferreira Souto - Sicoob Costa do Descobrimento
  • Paulo Cesar de Andrade Oliveira - Sicoob Crediconquista
  • Valdirene dos Santos Oliveira - Coopersertão

CONSELHO DE ÉTICA

Títulares:

  • Marcelo Leomar Keppes - Cooperfams
  • Alex de Melo Coelho - Coopardo
  • Paulo Sérgio Alves Correia Santos - Unimed Ilheus

Suplente:

  • José Flamarion Cerqueira Campos - Consulcoop

 

DESTAQUES DA ASSEMBLEIA

Durante a Assembleia, foram apresentados os resultados do Exercício de 2021, compreendendo o Relatório de Gestão, Balanço Patrimonial, Demonstrações Financeiras, e o parecer do Conselho Fiscal, os quais foram aprovados por unanimidade pelas cooperativas presentes.

Para o presidente Cergio Tecchhio, o Relatório de Gestão 2021 apresentado é uma publicação que mostra a força do cooperativismo baiano. “O Relatório de Gestão é a prova de que nosso negócio é forte e consistente. Mesmo em um segundo ano de pandemia, seguimos trabalhando, planejando e realizando. Isso só mostra o quanto o Sistema Oceb e as cooperativas estão alinhados com o propósito de construir um negócio que continue gerando impactos para as comunidades.” 

Além do Relatório de Gestão, foram distribuídos para os participantes da Assembleia o livro “Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico”, e a nova edição da Revista de Promoção Social Cooperativista, que apresenta inúmeras iniciativas de responsabilidade socioambiental, educação, cultura, esporte, lazer e saúde, realizadas pelas cooperativas baianas em prol das comunidades onde estão inseridas.

O ex-secretário geral da Oceb, Alexandre Teixeira de Cerqueira, em sua despedida do Conselho falou sobre a trajetória durante a gestão anterior.  “Representar a Oceb foi algo muito bom. Saio do Conselho Diretor com a sensação de dever cumprido. Com a sensação de que pude colaborar com o cooperativismo baiano da melhor forma, até porque, tive a sorte de trabalhar com uma equipe comprometida e que acreditava em nosso negócio. É uma felicidade muito grande quando você faz um trabalho e deixa uma sementinha onde você passou.”

Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda - Coopmac, que assumiu o cargo de secretário geral da Oceb, disse que  o cenário é de grandes desafios: “Tem muita coisa acontecendo neste momento: final de pandemia, uma grande guerra, um cenário político complicado, que exigem que nós façamos nosso dever de casa, para que a gente possa atingir o desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento das nossas cooperativas”.

A assembleia contou, de forma virtual, com a participação da superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, que destacou a importância do trabalho de base. “É uma alegria muito grande os momentos que podemos estar com vocês.  É importante para nós ouvir a opinião das nossas bases. Gostaria de reconhecer o trabalho do Sistema Oceb, em parceria com o Sistema Nacional; esse trabalho de representação nunca foi fácil, mas só é possível com essa parceria que criamos. Ainda estamos vivendo em um momento dificíl, de bastante instabilidade e,  mesmo assim, podemos ver os frutos de um trabalho bem feito. Ficamos muito orgulhosos”, afirmou Zanella.

Eleita para o Conselho Diretor da Oceb, para representar o Ramo Crédito, Maria Vandalva de Oliveira, afirmou que “representar as cooperativas baianas é uma responsabilidade grande. Sabemos que o nosso negócio tem princípios e valores que precisam ser seguidos e alinhados com nossas estratégias de negócio. Eu me coloco à disposição deste Conselho para construirmos juntos mais histórias de sucesso”.

O Relatório de Gestão, o Livro e a Revista de Promoção Social podem ser acessadas, através dos links:

Relatório de Gestão 2021

Revista de Promoção Social 2021

Livro Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico

 

Por Ascom Sistema Oceb

Cooperativas discutem importância do profissional de assistência técnica

Seguindo a proposta de realizar eventos com temas específicos para impulsionar, ainda mais, o desenvolvimento  das cooperativas baianas, o Sescoop/BA, em parceria com a Oceb, realizou, na última quarta-feira (20/4), a terceira edição do Encontro Estadual de Ater das Cooperativas Baianas.

O evento teve como proposta debater os desafios e avanços da atuação das cooperativas agropecuárias no cenário brasileiro, além de evidenciar a importância dos profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater para os pilares da produtividade, através do aumento da produção com a inserção de novas tecnologias, gestão da propriedade rural e a inclusão social, o que impacta positivamente no negócio cooperativo.

A programação do encontro foi iniciada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que, na oportunidade, recepcionou o público destacando que “a integração entre a área comercial e a assistência técnica é muito importante para o desenvolvimento das cooperativas. Este evento é também para incentivar o diálogo destas áreas com os dirigentes das cooperativas, para que juntos possam viabilizar a realização de um bom trabalho, gerando, assim, emprego e renda para as regiões onde as cooperativas estão inseridas”, afirmou.

O evento, que aconteceu em formato digital, contou com a presença do diretor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, Corombert Leão de Oliveira, e do gerente de assistência técnica e gerencial de programas do Senar/BA, Gabriel Menezes, que falou sobre a importância do engajamento do produtor rural e do profissional de Ater nas etapas de produção. “É importante falar que o técnico de assistência técnica é mais do que aquele que vai para o campo, ele precisa pesquisar sobre a produção e entender dos processos. O produtor e o técnico precisam trabalhar alinhados. O produtor tem que saber onde melhorar a sua produção e o técnico precisa saber para onde destiná-la, para onde escoar a produtividade”, afirmou Menezes.

Helia acompanhando o evento

Um dos temas abordados durante o encontro foi “Agro 4.0”, o “Novo Agro”, que se baseia na evolução do setor a partir da tecnologia, conectividade e modernidade. O que para a auxiliar administrativo da Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi Árido – Cooper-Grãos, Helia Machado, “se aproxima ainda mais do modelo de cooperativismo, onde o técnico gerencial busca saber os sonhos e as necessidades do produtor, e, através disso, desenvolve um planejamento estratégico, agregando valor e auxiliando o produtor na concretização de seus objetivos. Essa nova proposta  integra, de forma mais efetiva, o cooperado a cooperativa e contribui com a sustentabilidade e o crescimento de ambos os públicos”, afirmou.

O conselheiro do Ramo Agropecuário da Oceb e vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, Jaymilton Gusmão, durante o evento, falou sobre o desempenho das cooperativas baianas na produtividade, mesmo em um cenário impactado por uma crise sanitária. “A Bahia é um celeiro de oportunidades. Temos o litoral, temos a região da Chapada; somos diversos e percebemos que o cooperativismo tem se profissionalizado para atender a diversidade da nossa terra. Temos nos dedicado e, com certeza, estamos no caminho certo. Acredito que o potencial produtor das cooperativas baianas já é uma realidade.”

Nelio acompanhando o evento
Nelio acompanhando o evento

Um dos objetivos do profissional de assitência técnica é contribuir para as soluções de problemas das cooperativas com intuito de aumentar e melhorar as suas condições de produção. Para o conselheiro de administração do Sicoob Norte Sul, Nélio Costa, este papel vai além. “Pensando no mundo atual, não dá mais para fazer apenas assistência sem o gerenciamento, sem fazer a gestão da propriedade/empreendimento. O novo modelo de assistência técnica gerencial é fundamental, tanto para os produtores quanto para as cooperativas”.

O Encontro Estadual de Ater das Cooperativas Baianas é mais um exemplo de como o Sistema Oceb, através do Sescoop/BA, tem se dedicado na formação técnica dos públicos das cooperativas baianas, para construir um modelo de negócio cada vez mais forte e eficiente.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Fotos cedidas pelos participantes

imagem site coop

Cooperativas baianas participam de workshop sobre condução de assembleias

Para que as cooperativas possam colocar em prática as formalidades legais exigidas para a convocação e realização de suas assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, promoveu na última sexta-feira (11/3), o Workshop de Realização e Condução de Assembleias.

O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do evento, que ocorreu na modalidade on-line, e recepcionou o público destacando a relevância das assembleias das cooperativas. “É o evento mais respeitável da cooperativa, pois trata de sua gestão democrática. Realizar a assembleia é importante, necessária e legal. É uma vez por ano, portanto, é preciso investir tempo e energia para realizar uma boa assembleia, com ampla adesão dos cooperados. A Oceb está à disposição para que as cooperativas façam suas assembleias da melhor maneira possível”.

 

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Durante o workshop, a advogada da Oceb, Monique Reis, fez uma apresentação acerca da elaboração de editas, do quórum/instalação da assembleia, além de esclarecimentos sobre as modalidades de realização da assembleia (virtual, semipresencial ou presencial), orientações sobre a confecção da ata e o arquivamento dos atos da Assembleia na Junta Comercial do Estado da Bahia. A partir da exposição, muitos participantes interagiram com perguntas, o que oportunizou ainda mais elucidações.

A Oceb mantém em sua agenda esse workshop, pois todos os públicos que interagem com uma cooperativa precisam estar conscientes que a definição dos rumos de uma cooperativa é fruto de sua Assembleia Geral, pois, é através dela que os cooperados decidem, democraticamente, o futuro do negócio cooperativo.

Sabendo das obrigações que envolvem a realização de uma assembleia, a secretária executiva do Sicoob Coopemar, Letícia Pacheco, comentou sobre esse evento ser uma oportunidade para se atualizar, já que existem alterações na legislação e/ou aprofundar as informações sobre o assunto. “O workshop foi extremamente enriquecedor, norteando e clareando o entendimento a respeito dos processos assembleares, desde a sua importância, finalidade e etapas para a construção do processo antes, durante e posteriormente”.

Além dessa abordagem, o evento contou com a participação da advogada Danielle Nunes de Brito, analista e julgadora da Junta Comercial do Estado da Bahia - Juceb, que esclareceu sobre todas as etapas para o arquivamento dos documentos no órgão. Como julga muitos processos de cooperativas, a convidada pôde apresentar muitos exemplos de situações que impactam na aprovação dos processos, sempre destacando que esses momentos favorecem no alinhamento entre a Oceb, as cooperativas e a Juceb e, consequentemente, na aprovação mais célere dos atos constitutivos das cooperativas.

Para Elizandra Cardoso, supervisora administrativa da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, eventos como esse oferecem para as cooperativas informações que, muitas vezes, não são encontradas facilmente nas pesquisas, além de proporcionar espaço para sanar dúvidas. “O evento apresentou para a governança da cooperativa informações fundamentais para o cumprimento dos aspectos legais do funcionamento desse órgão tão importante para a cooperativa. A participação da representante da Juceb trouxe o aspecto legal do órgão e dicas para arquivamento dos documentos, lembrando as características específicas do modelo cooperativista”, comentou.

 

SOU.COOP E PAGC

Além de ter acesso as orientações para estar em conformidade com a realização e condução de assembleias, os participantes conheceram programas que as cooperativas podem aderir para aproveitar os benefícios dos serviços que a Oceb e o Sescoop/BA oferecerem.

O Sou.Coop, banco de dados que unifica todas as informações do setor cooperativista, foi apresentado pela analista administrativo da Oceb, Geisa Mendes, que sensibilizou o público sobre a importância de acessar a plataforma para atualizar os dados das cooperativas, pois são essas informações disponibilizadas que possibilitam gerar indicadores e dados que demonstrem as contribuições do cooperativismo para a sociedade brasileira.

Já o convite para aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista - PAGC foi feito pela analista de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas, Geisa  Félix. O PAGC revela o quanto a cooperativa está alinhada em relação às questões societárias, aos princípios e às boas práticas do cooperativismo.

Carlos Alves, da Unimed Costa do Descobrimento, avaliou positivamente o evento. “Foi muito bem organizado: simples, com conteúdo e bem explicado. Parabéns pela organização.”

Essas avaliações motivam o Sistema Oceb a seguir com ações para melhorar o desempenho e contribuir para a sustentabilidade das cooperativas baianas.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Fotos cedidas pelas participantes

Sescoop/BA inicia ciclo de encontros para desenvolvimento dos ramos

O evento foi no formato virtual

O cooperativismo do Ramo Transporte vem se destacando há muitos anos e é um dos que mais cresce e se fortalece no Brasil. Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, em 2020, o cooperativismo de transporte somou 984 cooperativas. Com mais de 89 mil cooperados, o ramo gerou cinco mil empregos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de todo o país, levando qualidade de vida para milhares de pessoas. Em prol do fortalecimento desse ramo, o Sescoop/BA, em parceria com a Oceb, segue com a realização de eventos para capacitar e preparar os cooperados, funcionários e dirigentes das cooperativas baianas para que continuem alcançando bons resultados nos negócios.

O evento mais recente foi o Encontro do Ramo Transporte, que ocorreu no dia 25 de fevereiro, e contou uma programação diversificada, onde foi debatido temas como as transformações que o setor de transportes passa, seja na área tecnológica, de gestão e dos marcos legais; e qual o impacto dessas mudanças para as cooperativas, considerando as peculiaridades do seu modelo de governança.

No encontro também foi apresentado o resultado da pesquisa que foi feita para diagnosticar o cenário das cooperativas de transporte que estão vinculadas ao Sistema Oceb, apontando, dentre outros temas, sobre a importância do engajamento de cada cooperado para o desenvolvimento do ramo no estado.

Ivone Oliveira, integrante do Conselho Administrativo da Coomap, destaca as perspectivas positivas do ramo transporte. “Todos nós precisamos nos locomover, faz parte da vida do ser humano, por isso, precisamos do transporte. Então, é um ramo que tem tudo para crescer”. Ela também fez referência a um dos assuntos debatidos no evento: envolver, ainda mais, o cooperado no negócio. “É preciso incluir os cooperados, trazê-los para o seio da cooperativa, pois os cooperados são a alavanca para o sucesso, eles que fazem acontecer com apoio dos gestores e diretores”.

Um dos pontos de destaque do evento foi a definição pelos participantes sobre a formação de um Comitê Educativo de Transporte, grupo que será responsável por propor ações de educação cooperativa com foco na produção de resultados e na melhoria de desempenho dos dirigentes, cooperados e funcionários.

Para Cid Ferreira, diretor presidente da Cooper Elite, a participação no evento deixou como aprendizado “que temos que evoluir mais, buscar novos conhecimentos, novos mercados e investir em tecnologias para angariar novos clientes em prol do desenvolvimento das cooperativas”.

O encontro também sensibilizou o público a cerca dos programas que o Sescoop/BA oferece para apoiar o desenvolvimento das cooperativas. A analista do Sescoop/BA que acompanha as ações voltadas para o Ramo Transporte no estado, Geisa Félix, fez uma apresentação sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, destacando a necessidade das cooperativas de transporte ampliar a adesão a esse programa de fortalecimento da autogestão cooperativa.

Jair Romualdo, diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, comentou sobre as expectativas para o setor. “Veja bem, ao tempo que espero um grande crescimento, me preocupo com aumento desenfreado do combustível, uma vez que esse item leva a maior parte do nosso ganho. A gente tem que se reinventar a cada momento, daí a importância do apoio da Oceb e do Sescoop/BA em capacitação. Espero também que nós, dirigentes e gestores, saibamos aproveitar as oportunidades, pois o cavalo selado só passa uma vez”.

Ao longo do ano, novos encontros serão realizados para impulsionar, ainda mais, os negócios das cooperativas baianas e, assim, levar serviços de transporte de qualidade para a sociedade.

 

Por Ascom Sistema Oceb

PNUD apoia cooperativas baianas

Fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para a geração de ocupação e renda são o objetivo de projeto firmado entre Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA).

Com prazo de 24 meses e R$2,6 milhões em investimentos, o projeto produzirá diagnósticos sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e elaborará de forma participativa estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas integrantes da iniciativa, que receberão oficinas de capacitação e assessoria técnica.

O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos serão seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.

Por natureza, o cooperativismo é uma atividade solidária. E essa atividade tem total sinergia com o PNUD e os ODS, por envolver cooperação e não deixar ninguém pra trás”, afirma o coordenador do Escritório do PNUD em Salvador, Leonel Neto.

Há na Bahia uma assimetria socioeconômica muito acentuada. Cerca de 80% do ICMS é gerado no entorno metropolitano de Salvador. A expectativa com esse projeto é chegar ao interior, às comunidades nas quais as cooperativas são a principal fonte de renda, para melhorar a capacidade produtiva, a competitiviade, mostrando que ser sustentável dá certo”, complementa.

Assim como os demais estados brasileiros, a Bahia foi fortemente afetada pela pandemia de COVID-19. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve queda de 8,7% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020, a maior queda da série histórica, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nesse contexto, o cooperativismo ganha relevância por sua capilaridade e pela capacidade de gerar ocupação e renda. No Brasil, existem 4,8 mil cooperativas e cerca de 14 milhões de cooperados, atuando em setores como saúde, transporte, consumo, trabalho e bens e serviços, agricultura, crédito, entre outros.

Na Bahia, mesmo diante do cenário econômico adverso, 17 cooperativas de agricultura familiar geraram em 2020 faturamento de R$ 44,7 milhões, garantindo renda direta a cerca de 5 mil famílias agricultoras, com a comercialização de produtos derivados do cacau, mandioca, umbu, caju, licuri, abacaxi, banana, café, milho, leite, além de pescados, caprinos e ovinos.

O estado tem amplas extensões territoriais onde o cooperativismo é a única ou principal atividade atividade econômica relevante. Entretanto, os desafios permanecem, sendo o principal deles a necessidade de ampliar a capacidade de as cooperativas se tornarem mais competitivas, e comercializarem seus produtos e serviços para outros estados ou mesmo para outros países.

Sobretudo na área agrícola e agropecuária, existem muitas cooperativas que são a principal atividade de cidades do interior, mas que enfrentam as dificuldades habituais de pequenas organizações: falta de acesso ao crédito e limitadas capacidades gerenciais”, diz Neto. “O projeto vai apoiar esses produtores, que têm elevada expertise técnica, muitas vezes acumulada por diversas gerações familiares, mas que precisariam de apoio adicional para algumas práticas gerenciais.”

Para o presidente do Sindicato da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), as cooperativas baianas já trabalham os ODS em seus objetivos estratégicos, incluindo a igualdade de gênero (ODS-5) e o trabalho decente (ODS-8). “O projeto com o PNUD vem no sentido de aperfeiçoar essa estratégia”, afirma. 

As metodologias adotadas pelo PNUD vão nos ajudar a fazer com que as cooperativas tenham mais profissionalismo na área econômica, sem deixar de lado as características sociais”, declarou. “Pesquisas já mostraram que onde existem cooperativas a desigualdade é menor, e o desenvolvimento econômico é maior. A cooperativa é um ente que atrai pessoas para o mercado com melhores condições de trabalho.”

Tecchio lembra que existe  diversidade entre as cooperativas baianas, que trabalham com produção rural, saúde, educação, prestação de serviços, como táxi e motoristas, dentre outros. Segundo ele, algumas têm adotado novas tecnologias tanto para ampliar sua produção como para facilitar a venda de serviços.

Para o Sescoop/BA, identificar os desafios, especialmente em meio à crise sanitária e socioeconômica, ajudará as cooperativas a oferecerem respostas rápidas para novos modelos produtivos e de comercialização, com foco em inovação, sustentabilidade e questões socioambientais. Outro objetivo é fomentar a cultura cooperativista e aperfeiçoar processos de gestão e governança, de forma a fortalecer a atividade econômica no interior da Bahia.

O diagnóstico vai permitir modelagem das capacitações e identificar boas práticas, partindo da constatação de que existe conhecimento prévio que precisa ser fortalecido e divulgado”, explica Neto. “A sustentabilidade deve ser vista não somente só por conceitos mais amplos, mas também do ponto de vista negocial. Ao adotar os ODS, a cooperativa pode acessar novos mercados e passa a ter uma imagem mais positiva para a sociedade, com valor agregado e melhor acesso a crédito.”

Os empreendimentos participantes serão selecionados por meio de processo baseado em critérios geográficos, setoriais e de impactos socioeconômicos. O projeto também terá recorte de gênero e raça, priorizando cooperativas lideradas por mulheres e pessoas negras.

O Sescoop/BA é vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, instância presente em todos os estados brasileiros, promovendo a autogestão e difundindo a cultura cooperativista, com a missão de aperfeiçoar a governança e a gestão das cooperativas do país. Atua tanto no monitoramento das cooperativas, em sua formação profissional e na promoção social dos cooperados e de suas comunidades.

No Brasil, o Sescoop tem atuado em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que representa nacionalmente o cooperativismo brasileiro, reunindo e fortalecendo os interesses do setor por meio de suas unidades estaduais.

 

Fonte: PNUD Brasil 

Cooperativismo baiano destaca papel dos delegados das cooperativas

A palavra delegado é derivada do latim "delegatus,a,um" e significa “enviado, confiado”. Por ser uma sociedade de pessoas, as cooperativas estabelecem esse vínculo de confiança e atuam, dentro dos parâmetros determinados pela Política Nacional do Cooperativismo (Lei n.º 5.764/1971), com delegados, que são cooperados que levam as decisões de suas bases para as cooperativas singulares, centrais e federações.

O processo de delegação dentro das sociedades cooperativas observa critérios legais e estatutários, e a efetiva participação de cooperados com interesse em serem delegados evidencia o senso de pertencimento deles. Entretanto, a delegação ainda é um desafio no cooperativismo, e pensando em estratégias para ampliar o conhecimento sobre o tema, o Sescoop/BA atendeu à demanda das cooperativas Sicoob Central/BA e Sicoob Sertão, para realização de eventos dentro dessa temática.

A Cooperativa Central de Crédito da Bahia (Sicoob Central/BA) realizou no mês de julho, com apoio do Sescoop/BA, uma palestra para formação de delegados, com o tema “O Papel e Responsabilidades dos Delegados de Cooperativas de Crédito”, que foi ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rubens Mazzali, para as suas cooperativas filiadas. A intenção foi sensibilizar e esclarecer o papel, funções, obrigações, responsabilidades do delegado, além de demonstrar a sua importância na atuação dentro de uma cooperativa.

Encontro anual de Delegados

E foi para evidenciar a importância de seus delegados que a Cooperativa de Crédito Sicoob Sertão (Sicoob Sertão) realizou, também com apoio do Sescoop/BA, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Encontro anual de Delegados, em Salvador/BA, com objetivo de promover reflexões sobre o papel do delegado na cooperativa, enquanto representante dos cooperados, viabilizando a troca de experiências entre os delegados e para criação conjunta de um plano de trabalho para 2022. O presidente da cooperativa, Arnóbio Rios, destacou que o evento foi de grande significado para todos os participantes. “Fizemos o encontro anual presencial, com muita integração e discussões de temas relevantes, com muitos esclarecimentos quanto ao papel no auxílio a gestão da cooperativa nas tomadas de decisões. Os delegados encontraram um ambiente propício e acolhedor, para compartilhar experiências, com muita interação, com os órgãos de governança. Eu fiquei por demais satisfeito com o nível de comprometimento de todos, o Sicoob Sertão ficou muito mais forte após esse momento.”

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, eventos como esses devem ser realizados por todas as cooperativas, pois é preciso revelar a força de uma atuação bem-sucedida dos delegados. “Os delegados levam para suas cooperativas a vontade dos cooperados, a vontade da base, e isso deve ser feito com muita responsabilidade. Assim, se os delegados compreendem o seu papel, a sua relevância dentro de suas cooperativas, atingimos o objetivo de maior transparência e efetividade na gestão.”

O Sescoop/BA tem cumprido a sua missão de “promover a cultura cooperativista e oaperfeiçoamento da governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas" e está sempre envidando esforços para atender as demandas das cooperativas baianas.

Ascom Sistema Oceb

Foto cedida pela cooperativa

Sescoop/BA promove workshop para melhorar a performance das cooperativas

Final de ano chegando e, normalmente, as pessoas e as organizações desaceleram, mas o Sescoop/BA segue com uma agenda intensa de ações porque prioriza o desenvolvimento das cooperativas baianas. Um dos eventos que ocorreu recentemente foi o Workshop Performa Coop, realizado nos dias 10 e 13/12, com o intuito de apresentar ferramentas para auxiliar o acompanhamento e a melhoria da performance e oferta de produtos e serviços das cooperativas baianas.

É justamente esse tipo de acompanhamento, proporcionado pelos Indicadores-chave de Performance e Pesquisa de Satisfação, temas tratados durante o evento, que possibilitará que dirigentes e gestores de cooperativas saibam exatamente o que está dando certo, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado no negócio cooperativo.

Para Romarco Sousa, contador da Unimed Sudoeste, o workshop ocorreu em momento oportuno para se atualizar sobre assuntos como desempenho e performance. “Sempre importante renovar os conhecimentos, se reciclar com novas tendências e ferramentas, absorver o máximo de conhecimento a fim de aplicar de acordo a nossa realidade e nada melhor do que um professor que conhece cooperativas para transmitir esse conhecimento”.

A participação no workshop proporcionou a Tamires Bispo, recursos humanos da Coopmac, uma reflexão sobre a necessidade de analisar o que está sendo feito na cooperativa de correto e onde pode melhorar e, para isso, usar a ferramenta da pesquisa de satisfação é uma boa alternativa.

“Saber como coletar o feedback, tanto do público interno quanto externo, tem sido cada vez mais necessário e crucial para o crescimento e sucesso das organizações, e um encontro focado em ensinar formas, ferramentas e mecanismos para que esse processo ocorra com poucos erros, com certeza, foi de grande aprendizado e será colocado em prática”, destacou Tamires.

Avançar da teoria para a prática: essa é a expectativa do Sescoop/BA, que atua na promoção da profissionalização das cooperativas baiana por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano. Por isso, tem promovido diversas capacitações com esse perfil de aprimorar a performance da cooperativa, impactando positivamente na sua atuação no mercado e no relacionamento com seu cooperado.

 

SESCOOP/BA EM AÇÃO

Confira a agenda semanal de eventos apoiados e/ou promovidos pelo Sescoop/BA toda segunda-feira pelo Instagram do Sistema Oceb.

 

Por Ascom Sistema Oceb

Fotos cedidas pelos participantes

imagem site coop

Encontro de Alinhamento Estratégico chega a sua 12ª edição

A 12ª edição do Alinhamento Estratégico do Sistema Oceb reuniu nos dias 2 e 3/12, por meio de videoconferência, representantes de cooperativas baianas, do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, e todo o time de funcionários, gestores e conselheiros da Oceb e do Sescoop/BA, integrando, assim, o Sistema Cooperativista Baiano.

Rute Costa foi a mestre de cerimônias do evento.

A agenda do evento contou com a apresentação das ações desenvolvidas pelo Sistema Oceb este ano, levantadas até outubro de 2021, considerando que existem atividades que serão realizadas até o mês de dezembro, bem como, das ações que já estão planejadas para 2022.

Acolhendo o público, mesmo que de forma virtual, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas: “Esse momento é muito importante pra gente, pois mostramos o que fizemos e apresentamos o que os Conselhos da Oceb e do Sescoop aprovaram para 2022, tendo por base as demandas oriundas dos encontros dos Ramos e do Direcoop”. Já com os olhos no futuro, o gestor adiantou a expectativa do trabalho para o próximo ano. “Vamos seguir trabalhando juntos para cumprir tudo o que foi planejado e para poder levar para as cooperativas baianas os serviços do Sistema Oceb.”

Para deixar uma mensagem de estímulo e agradecimento aos cooperativistas baianos, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, marcou presença na abertura do evento virtual. Além dele, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, também esteve presente. Para Márcio, “este evento é fundamental para fazer o desenho do futuro que vocês querem. Se a gente quiser um futuro bom nós temos obrigação de desenhar o futuro que a gente quer e obrigação de construí-lo. É isso que o cooperativismo baiano tem feito: tem desenhado o futuro e feito as revisões necessárias. Isso é algo fantástico e mostra a evolução do Sistema Cooperativista como um todo. Vocês estão de parabéns”.

Para ficar por dentro das novas estratégicas do Movimento SomosCoop, o público acompanhou o quê Samara Araújo, coordenadora de inovação na OCB, abordou em relação às ações que estão planejadas nacionalmente. Ela aproveitou o espaço para convidar as cooperativas participantes a fazerem novos negócios dentro da plataforma NegóciosCoop, marketplace exclusivo para as cooperativas fazerem intercooperação. Confira o vídeo tutorial (aqui) que o Sistema OCB produziu e veja como é simples colocar sua coop na maior vitrine intercooperativa do Brasil.

 

A HISTÓRIA DE 2021
Equipe do Sescoop/BA acompanhando o encontro.

O presidente do Sistema Oceb foi quem contou a história construída pelo Cooperativismo Baiano em 2021, com a participação das cooperativas, dos parceiros, de toda a equipe que compõe o Sistema Oceb e da sociedade. Após a apresentação, muitos participantes expressaram suas opiniões sobre o trabalho que tem sido realizado pelo Sistema Oceb em prol do desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no estado, mesmo com os desafios causados pela pandemia da Covid-19.  

Alaerte Arônia, integrante do conselho diretor da Oceb, comentou o quanto fez diferença fazer parte de um sistema no cenário da pandemia. “Fazer parte do sistema cooperativista sendo uma cooperativa fez toda uma diferença por conta dos impactos da pandemia. Tivemos que nos reinventar em um piscar de olhos e o sistema também se reinventou. Quem não teve alicerce enfrentou uma dificuldade gigantesca. Se as pessoas crescem, as nossas cooperativas crescem e nosso cooperativismo aparece.”

Quem também concordou com esse ciclo ganha-ganha que tem gerado a atuação da Oceb e do Sescoop/BA para o cooperativismo baiano foi Vandevaldo Rios, conselheiro diretor da Oceb. Para ele, o trabalho que vem sendo realizado tem repercutido positivamente no trabalho das cooperativas. “Destaco o trabalho de assessoria que tem sido dado e também o engajamento do time do Sistema e das cooperativas. Todos engajados e com o propósito de cooperar”.

Antônio Assunção evidencia o PDGC

Outro aspecto que foi destacado pelos participantes é a crescente adesão das cooperativas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E não é só a adesão, mas o entendimento do quanto essa busca pela excelência da gestão e governança é papel de todos que tocam o negócio e de que podem contar com o Sescoop/BA para estimular a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias nas cooperativas.

Antônio Assunção, conselheiro administrativo do Sescoop/BA, comentou sobre um dos ganhos do PDGC na sua cooperativa. “A comunicação interna nos fortaleceu muito. Passamos a viver processos de melhoria.” Para além da Cooproeste, ele tem percebido o quanto o cooperativismo baiano tem sido reconhecido. “O Sistema está sendo mais conhecido na Bahia e isso tem nos trazido bastante satisfação, assim como para os cooperados”.

 

 
VAMOS CONSTRUIR NOVAS HISTÓRIAS EM 2022

No segundo dia do encontro, o público acompanhou o que está planejado para o ano que vem, em termos de atividades e ações, a partir dos orçamentos previstos para a Oceb e o Sescoop/BA, sendo que esse planejamento é feito de forma participativa e tem como base as demandas oriundas dos Encontros dos Ramos e do Direcoop. O convite foi que todos se sintam engajados para construir novas histórias no ano que vem.

Taíse da Cunha, conselheira administrativa do Sescoop/BA fez um destaque sobre o processo de planejamento. “Olhando para 2022 percebo o quanto nós evoluímos em relação às proposições, como para todas as outras questões do cooperativismo. Estamos olhando para todos os ramos, temos feito encontros dos ramos para traçar as estratégicas e isso foi um marco: olhar para as necessidades dos ramos. Vamos conscientizar nossas equipes o quanto essas proposições são benéficas para as pessoas e para o cooperativismo.”

Maria Vandalva atenta à apresentação do PAT 2022.

A execução do planejamento do Sistema Oceb depende de muitas mãos e a participação das cooperativas é fundamental. Sobre esse aspecto, Maria Vandalva de Oliveira, conselheira administrativa do Sescoop/BA, refletiu que precisa ter um time preparado para se preparar. “Não adianta o Sistema Oceb ter um planejamento dessa envergadura se as cooperativas não estiveram abertas a essas demandas que elas mesmas fizeram, com tempo de execução ágil, pois as necessidades mudam. Estamos em um cenário desafiador, portanto, dois elementos que as cooperativas precisam: modelo de liderança e inovações. Nosso time precisa estar preparado para se preparar”.

O encontro, que sempre traz um tema para motivar os cooperativistas para realização de um trabalho sinérgico que viabilize desenvolver, cada vez mais, os negócios das cooperativas, trouxe nesta edição o palestrante Alexandre Pellaes que falou sobre “A mudança como elemento do desenvolvimento humano” (acesse a apresentação aqui). Ele expôs várias questões para inquietar o público, como ele destacou, convergindo para a realidade do mundo em que estamos vivendo, onde “a mudança é a nova permanência”. Os participantes do evento, dentre eles muitos gestores de cooperativas, foram motivados a refletir sobre o poder do autoconhecimento para a construção de melhores relações e também a pensar: “Não espere por inspiração. Torne-se a inspiração”.

Jaymilton Gusmão acompanhando o evento.

Motivado pela palestra e demonstrando otimismo quanto ao futuro, Jaymilton Gusmão, conselheiro diretor da Oceb, destacou o amadurecimento dos gestores do cooperativismo baiano. “Vamos sair mais fortes dessa pandemia. O cenário não é bom para a economia, com perspectivas de derrapagens, mas o cooperativismo será lembrado e reconhecido como agente de superação das novas dificuldades”.

Tatiane Lima, integrante do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, expressou a sua satisfação em fazer parte, pela primeira vez, do encontro. “Estou muito feliz em participar desse processo de alinhamento. Eu vejo que podemos contar com vocês para muitas ações e que podemos estar juntos para superar os desafios.”

Mais um ano, a mensagem sobre o papel do cooperativismo na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada, feliz e com melhores oportunidades para todos ecoou ainda mais forte.

Sigamos juntos!

 

Por Ascom Sistema Oceb

Fotos cedidas pelos participantes

Representantes de cooperativas baianas participam de programa sobre inovação

Dirigentes, gestores e funcionários das áreas de Projetos, Marketing, Processos, Administração, Qualidade, Gestão de Pessoas e áreas afins das cooperativas baianas participaram do Programa de Formação de Agentes de Inovação, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE Brasil), promovido pelo Sescoop/BA.

O curso, que está vinculado ao objetivo estratégico do Sescoop/BA de promover a profissionalização da gestão cooperativista, teve duração de 12 meses e foi um desdobramento de um programa de inovação já desenvolvido pelo ISAE, com metodologia focada no cooperativismo.

Para a diretora de relações e serviços da Unifisio, Sandra Cohim, a formação proporcionou muitos aprendizados para os participantes. Ela destacou três pontos importantes, necessários para as pessoas seguirem o caminho da inovação. “1. Suar a camisa - Afinal, inovar é uma habilidade conquistada com muito trabalho e estudo. Assim, a inovação faz com que você chegue sempre mais longe. 2. Ouvir - Aqueles que acham que já sabem tudo, nunca saem do mesmo lugar. Dessa maneira, é preciso ter a mente e os ouvidos abertos para aprender e empreender. 3. Levar o conhecimento adiante - Uma das melhores formas de aprender é  ensinar, assim, os conhecimentos ouvidos e aprendidos no Programa de Inovação do ISAE não podem e nem devem ficar restritos ao campo teórico. Pelo contrário, a Inovação só se consolida quando aplicamos na prática e levamos esse conhecimento para mais pessoas e empresas.”

O conteúdo do curso foi desenvolvido com o objetivo de preparar os participantes para atuarem em contexto de mudanças, como o da pandemia. Ele foi dividido em quatro módulos, chamados de trilhas do conhecimento.

O primeiro deles tem o objetivo de diagnosticar as principais habilidades dos alunos, como liderança, espírito empreendedor, empatia, colaboração e senso de urgência. No segundo, são apresentados conceitos gerais para fortalecer a base teórica no tema.  Já no terceiro módulo, os participantes são divididos em grupos de acordo com seus perfis (se são mais idealizadores ou transformadores). Neste módulo, eles experimentam novas ferramentas que potencializam a criatividade e outras competências técnicas, como capacidade de observar, associar, questionar práticas ineficientes, experimentar coisas diferentes e fazer networking.

Por fim, no quarto módulo, é a hora da aplicação prática de todo o conteúdo absorvido no programa. Nesta etapa, os participantes são desafiados a transformar as ideias inovadoras em projetos, a criar soluções para os desafios lançados e alcançar um resultado concreto.

Isadora Almeida, analista administrativa do Sicoob Coopemar, avaliou positivamente o Programa. “Foi muito rico, em minha opinião, e muito necessário para as cooperativas, ainda mais no cenário atual de tantas mudanças. Se eu pudesse apontar palavras-chave sobre os aprendizados, destacaria: praticidade, inovações simples, clareza e objetividade. A linguagem usada pelos professores facilitou muito o entendimento sobre temas que considerávamos complexos”, comentou.

Considerando todas as etapas do curso, Ney Carlos Silva, analista de comunicação social do Sicoob Coopere, afirma que já é possível aplicar o aprendizado a partir de ações dentro da cooperativa. “A gente não pode ter medo de errar. O erro faz parte do processo de inovação. Outra coisa, a inovação não se resume apenas a ter boas ideias, mas principalmente transformar as boas ideias em ação, colocá-las em prática e, para isso, é preciso seguir uma metodologia que vai desde a elaboração do projeto, da testagem, dos protótipos, do envolvimento dos stakeholders nos projetos de inovação e do estabelecimento de parcerias. O impacto direto que eu prevejo na cooperativa, em diálogo com a nossa presidente é a implantação, em curto prazo, de um Comitê de Inovação para que a gente possa ter no dia-dia esse tema da inovação dentro da nossa cooperativa. A partir do Comitê vamos dar passos importantes nesse sentido”, explicou.

Além de Ney Carlos, mais dois integrantes da cooperativa participaram da capacitação, como a presidente, Maria Vandalva Oliveira, que disse: “O curso me fez entender que a inovação não é uma moda, uma tendência. É uma necessidade, porque os cooperados estão cada vez mais exigentes, querendo resultados mais ágeis e entregas mais eficientes. Precisamos inovar nas soluções. As mudanças estão acontecendo e para os problemas atuais não cabem as soluções do passado”.

Módulos: Pitches de impacto
 
NOVA TURMA

Considerando a relevância de formar novos agentes de inovação dentro das cooperativas para que estejam aptos a apoiá-la na busca de soluções para o negócio, respondendo aos estímulos e transformações que estão acontecendo no mundo, o Sescoop/BA abriu uma nova turma para a capacitação, com duração de 12 meses. Confira mais informações em: eventos.bahiacooperativo.coop.br.

 

Por Ascom Sistema Oceb com informações da Revista Digital Saber Cooperar